sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brasiliana Eletrônica UFRJ - ferramenta de difusão e democratização de conhecimentos sobre o Brasil

Apresentação na Internet da íntegra da biblioteca Coleção Brasiliana.



Textos completos de um número substancial de obras selecionadas entre as 415 que compõem a antológica coleção, publicada originalmente entre os anos de 1931 e 1993. 

No portal Brasiliana Eletrônica, esses livros são oferecidos ao público de dupla forma - como fac-símiles da primeira edição, para serem analisados na feição como vieram à luz, e como textos normalizados e de ortografia atualizada, passíveis de serem editados, selecionados, transcritos e transpostos ("recortados, copiados e colados", no jargão da informática), respeitadas as regras de citação, para estudos, textos, pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos que, felizmente, só fazem crescer no país.

O portal vai se constituir, assim, numa poderosa ferramenta de difusão e democratização de conhecimentos sobre o Brasil, fazendo chegar a amplas camadas da população um portentoso volume de informação e reflexão, até aqui restrito às paredes das bibliotecas.

Um comentário:

  1. Sinceramente, vocês deviam se preocupar com a qualidade do layout do blog que vocês oferecem. Essa configuração de letras destacadas em amarelo é péssima e tenho certeza que muita gente deixa de ler artigos importantes por causa desse simples detalhes, fácil de resolver.
    Pensem na possibilidade de simplificar com o velho preto no branco.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir