sábado, 4 de maio de 2013

Para analisar e estudar a questão agrária no Brasil

A coleção “A Questão Agrária no Brasil”, da Editora Expressão Popular, ganha mais três novos volumes (6,7,8). 




Os livros reúnem artigos e ensaios de diversos autores com o objetivo de recolocar o debate sobre a natureza da reforma agrária no Brasil, a partir da nova realidade agrária hegemonizada pelo agronegócio. O enfoque principal está na Economia Política e na História, utilizadas como instrumento científico de interpretação da questão agrária pelos autores e teses publicados.


“A chegada ao governo federal (2003) de um arco de alianças sociais e partidárias heterogêneas, coordenado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), não foi suficiente para enfrentar o modelo do agronegócio e propor mudanças estruturais. Buscamos situar o debate no contexto da luta de classes, determinado no enfrentamento entre a proposta do capital com seu modelo do agronegócio e a proposta dos trabalhadores, que supera a visão de reforma agrária clássica e propõe um novo tipo de reforma agrária, a popular”, explica João Pedro Stedile, economista, integrante da direção nacional do MST e organizador da coleção.




O volume 6 debate a questão agrária na década de 1990. A publicação contém as análises e polêmicas que surgiram, ou ressurgiram, após a queda da ditadura, sobretudo com a reaparição dos movimentos sociais no campo.




O volume 7 traz o debate realizado na década de 2000 a 2010, marcado pela derrota político-eleitoral do programa democrático-popular que incluía a implementação de uma reforma agrária clássica no Brasil.  Com essa derrota, é implantado no Brasil um novo modelo de dominação do capital na agricultura, dentro da lógica do neoliberalismo, conhecido como agronegócio.




O volume 8, por sua vez, traz a análise da situação e perspectivas da reforma agrária na última década. Aglutinam-se diversos textos analíticos de pesquisadores e representantes dos movimentos sociais que procuram refletir sobre as diferentes interpretações que ocorreram na natureza da reforma agrária, principalmente frente ao argumento de que não há mais necessidade de reforma agrária no Brasil.

VOLUMES ANTERIORES:


A Questão Agrária no Brasil - Vol. 1 - O debate tradicional: 1500-1960

A Questão Agrária no Brasil - Vol. 2 - O Debate na Esquerda - 1960-1980

A Questão Agrária no Brasil - Vol. 3 - Programas de reforma agrária: 1946-2003

A Questão Agrária no Brasil - Vol. 4 - História e natureza das Ligas Camponesas: 1954-1964

A Questão Agrária no Brasil - Vol. 5 - A classe dominante agrária: 1964-1980

2 comentários:

  1. Como é possível adquirir os sete volumes da coleção A questão agrária no brasil?
    Tenho interesse nas obras, principalmente, por meio digital. contato: cintia_melo@hotmail.com ou cintiamelo@outlook.com
    Aguardo retorno de vocês
    att

    Cintia Melo

    ResponderExcluir
  2. Nesse site tem o volume IV acho que deve ter os outro também https://www.expressaopopular.com.br/livros/expressao-popular/questao-agraria-no-brasil-vol-4-historia-e-natureza-das-ligas-camponesas

    ResponderExcluir