sábado, 6 de janeiro de 2024

Editora alemã publica escrito de Olga Benario sobre a Juventude Comunista de Berlim

A editora alemã Verbrecher Verlag publicou, recentemente, um livro raro de autoria da própria Olga Benario Prestes (1908-1942) e publicado pela editora "Jovem Guarda" na União Soviética em 1929. No livreto original intitulado "Trablho e dias de KIM", Olga relata as atividades desenvolvidas pela Juventude Comunista Internacional (KIM - Kommunisti International Molodoi), durante os anos de sua militância na Alemanha.

A edição alemã, com tradução do russo por Kristine Listau e prefácio de Anita Prestes, recebeu o título Berliner Kommunistische Jugend (Juventude Comunista de Berlim), tem encadernação em capa dura e possui o total de 128 páginas.

“Já são dez e meia. Alguém sugere ‘sair juntos para tomar sorvete!’ Todos concordam. Há um pequeno café na Bergstrasse onde uma porção de sorvete custa dez pfennigs. A turma toda vai para lá. O sorvete é maravilhoso! Mas uma tempestade está chegando. O dono do café paga aos seus funcionários taxas mais baixas do que o acordo coletivo de trabalho. Quando ficamos sabendo disso, decidimos boicotá-lo. O boicote dura uma semana até que o empresário desista por medo de perder seus clientes mais importantes conosco. Os funcionários recebem seus salários de acordo com o acordo coletivo e voltamos a visitar o restaurante.”

Aos 21 anos, Olga Benario escreve isto em Moscou, para onde fugiu após a sensacional libertação de Otto Braun. Seu livro, que descreve a vida cotidiana da Juventude Comunista em Berlim, foi publicado em Moscou, em russo, em 1929.

Dado que há muito pouca literatura sobre a organização e os métodos de trabalho da KJVD e as histórias de Olga Benario sobre os cartazes noturnos, a angariação de fundos ou os escritórios do partido são tão bonitas quanto perspicazes, este livro é um testemunho importante. E por último, mas não menos importante, o tom muito próprio de Benario, que oscila entre o orgulho e a auto-ironia, irá encantar todos os leitores. (Da página da editora: https://www.verbrecherverlag.de/shop/berliner-kommunistische-jugend/. Traduzido por Google Tradutor)



Existe um exemplar original em russo deste livreto escrito por Olga Benario Prestes no acervo da Coleção Luiz Carlos Prestes (LCP) das Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária da UFSCar (COLESP BCo/UFSCar).




No segundo semestre de 2022, a editora a Verbrecher Verlagseu publicou o livro Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung (Olga Benario Prestes. Uma abordagem biográfica), de autoria da historiadora Anita Prestes A edição alemã é uma versão do livro “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”, publicado originalmente pela editora brasileira Boitempo em 2017. Em maio de 2023, Anita Prestes esteve na Alemanha para uma série de atividades relacionadas com o lançamento do seu livro Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung. Sobre essas atividades, saiba mais em: "Anita Prestes é capa do jornal alemão Berliner Zeitung"; "Olga Benário é exemplo de resistência contra o fascismo", "Vídeo do evento 'Anita Leocádia Prestes sobre Olga Benário Prestes. Uma abordagem biográfica', no Literaturforum im Brecht-Haus (Fórum de Literatura na Casa Brecht)".



Nenhum comentário:

Postar um comentário