domingo, 21 de janeiro de 2024

Camarada Lênin, presente!!! Nos 100 anos de sua morte, a necessidade de conhecer e entender o legado de um dos maiores comunistas revolucionários da história

"O proletariado tem como única arma na luta pelo poder, a organização"

Vladímir Ilitch Lênin (22/4/1870 – 21/1/1924)


Escultura no Parque Lenin, em Havana, Cuba.

Como disse o historiador Valerio Arcary, "cem anos depois da morte de Lênin, nunca foi tão sentida a falta de leninistas" e adverte que passado todo esse tempo "não são muitos aqueles na esquerda que ainda hoje se definem como leninistas", sendo que o fato de Lênin não ser popular, "justiça seja feita, essa realidade nos diz mais sobre a maioria da esquerda contemporânea do que sobre Lênin" (em "Um leninismo para o século XXI", publicado em 19/01/2024 no Esquerda Online). 

Para se ter uma perspectiva efetivamente revolucionária, é incontornável e imprescindível conhecer e entender o legado de um dos maiores comunistas revolucionários da história, Vladímir Ilitch Uliánov "Lênin", que neste 21 de janeiro de 2024 completa-se 100 anos de sua morte. Todo seu legado está vinculado às dimensões políticas práticas de "mudar o mundo", unindo teoria e prática. Trata-se de um marxismo revolucionário aberto, não dogmático, porque é crítico sem ser doutrinário. Como afirma o historiador Tamás Krausz, autor da obra "Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual" (Boitempo, 2017), "sabemos que os revolucionários socialistas – pessoas cujas ações pretenderam lançar as bases de uma alternativa comunal-humanista ao capitalismo – não são tidos em grande estima pela historiografia moderna. O historiador pode ser tomado como o exemplar típico de 'intelectual servil'. Isso nos oferece amplas razões para nos aferrarmos à objetividade, da qual qualquer historiador precisará a fim de evitar seguir as opiniões em voga e também preservar uma abordagem crítica" (p. 12).

Assim, "pesquisas sobre o legado de Lênin foram deixados à margem da literatura acadêmica recente. Porém isso não significa que novos livros e estudos sobre Lênin, sua vida e sua obra não apareçam diariamente" (p. 12). Lênin é, certamente, uma figura incômoda aos donos do poder e ao grande capital, cujos intelectuais orgânicos preservam antigos equívocos e/ou acrescentam preconceitos de nossa época em relação às interpretações sobre Lênin. Trata-se de seguir a lógica da História Oficial de esquecer,   silenciar,   deturpar   e   combater as lideranças, os militantes, os ideais e as lutas dos setores, que não obtiveram êxito em seus propósitos revolucionários e transformadores e, muitas vezes, sofreram duras derrotas. Dessa  forma,  são  consagradas  inúmeras deformações históricas,  inúmeras inverdades  históricas  e  silenciados  numerosos  acontecimentos  da vida e da obra de Lênin que  não  são  do  interesse  dos  setores dominantes que sejam do conhecimento da grande maioria das pessoas e, em particular, das novas gerações. 

Ainda assim, na contramão dos intelectuais  orgânicos comprometidos com a burguesia que cumprem a função de produzir  tal  História  Oficial,  existem novos livros e estudos sobre Lênin, assim como novas edições dos escritos de Lênin. Merecem destaque as publicações das editoras Boitempo e LavraPalavra.

A Boitempo Editorial tem a coleção Arsenal Lênin, que já soma sete obras incontornáveis: o clássico O ESTADO E A REVOLUÇÃO; os preciosos CADERNOS FILOSÓFICOS, reunindo as famosas reflexões e estudos que o marxista russo fez sobre Hegel, às vésperas da Revolução Russa; e a coletânea DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES; O QUE FAZER?, publicado em comemoração aos 150 anos de nascimento de Lênin; IMPERIALISMO, ESTÁGIO SUPERIOR DO CAPITALISMO e DUAS TÁTICAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA NA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA; e, recentemente, O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NA RÚSSIA, uma análise rigorosa da economia e da estrutura social da Rússia no período posterior à reforma de 1861, que aboliu a servidão do campesinato. 



Uma outra indicação de livro da Boitempo é Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual, do historiador húngaro Tamáz Krausz, resultado de quatro décadas de pesquisas.



A editora LavraPalavra apresenta uma série de publicações dos escritos de Lênin, a saber: 

Escritos de Juventude de Lênin – volumes 1 e 2 Edição: 2020 (Atualmente, não mais reeditados pela editora)

A emancipação das mulheres e a revolução proletária – V. I. Lênin Edição: 2021

O centralismo democrático de Lênin: a luta pela organização revolucionária Edição: 2021

Lênin e a religião (coletânea) Edição: 2022

Estratégia e tática da hegemonia proletária, por Lênin Edição: 2023

Quem são os “amigos do povo” e como lutam contra os social-democratas?, por Vladímir Ilitch Lênin Edição: 2023

Um passo à frente, dois passos atrás Edição: 2024

O Pensamento de Lênin – Henri Lefebvre Edição: 2020

Meus dias com Lênin, por Máksim Górki Edição: 2021

Lênin e a filosofia: materialismo, dialética e a crise nas ciências Edição: 2023



Vale destacar um lançamento da editora Autonomia Literária. Trata-se do livro "Lênin anticolonial: as lutas dos povos colonizados contra o imperialismo", edição 2024, autoria de Vladímir Ilitch Ulianov Lênin; organização de Pedro Silva; prefácio de Jones Manoel.



Recomenda-se a leitura do artigo de Anita Prestes no blog da Boitempo, intitulado "V. I. Lênin (22/4/1870 – 21/1/1924), a luta pelo poder revolucionário e as 'esquerdas' no Brasil de hoje"No 152° ano de nascimento de Vladímir Ilitch Lênin, o grande artífice da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia, a historiadora Anita Prestes analisa, em artigo no blog da Boitempo, as ideias mestras das transformações revolucionárias elaboradas por Lênin, destacando como estes ainda são ensinamentos valiosos para as forças de “esquerda” no Brasil de hoje.

CLIQUE NO LINK PARA LER O TEXTO DE ANITA PRESTES NO BLOG DA BOITEMPO:

https://blogdaboitempo.com.br/2022/04/22/v-i-lenin-22-4-1870-21-1-1924-a-luta-pelo-poder-revolucionario-e-as-esquerdas-no-brasil-de-hoje/


Dossiê "Vladimir Ilitch Ulianov – Lenin – 150 anos!"

Edição da revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 12, n. 2, 2020).

https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/1999


Coleção raríssima: Obras Completas de Lênin (55 volumes), em espanhol

Em 1981, a Editora Progresso (soviética) iniciou a publicação da mais ampla compilação das Obras Completas de Lênin - são 55 volumes, reunindo todos os livros, folhetos, artigos, rascunhos e esboços, cartas escritas por Lênin. A edição é muito bem cuidada, com muitíssimas notas explicativas e biografias de personagens citados. 

LINK para download dos 55 volumes: https://archive.org/details/@gianferdinand?and[]=subject%3A%22obras+completas%22 (clique sobre cada volume e escolha sempre PDF, à direita, abaixo)  scan de boa qualidade.


Dossiê "Vladimir Illitch Lênin: 150 anos" – Marxismo21

A Editoria de Marxismo21 valeu-se do amplo material publicado nos Marxists Internet Archive e levantou textos de intérpretes da obra de Lênin, brasileiros e do exterior, Vídeos de debates e de cursos recentes sobre a obra do revolucionário russo também integram este extenso dossiê.

https://marxismo21.org/vladimir-illitch-lenin/


Lenin em vida (documentário raro)

Todos os filmes com Lenin que restaram no tempo, reunidos em documentário de 1969 por Mikhail Romm: "Живой Ленин" [Zhivoi Lenin] - "Lenin vivo" ou "Lenin em vida". Postos em ordem cronológica e acrescidos de comentários, formam material indispensável ao estudioso do comunismo, da União Soviética e do século XX.

Clique no link: https://www.fishuk.cc/2016/01/lenin-vivo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário