sexta-feira, 20 de maio de 2022

Por aclamação pelo Consuni da UFRJ, a historiadora Anita Prestes será agraciada com a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico

Na sessão ordinária do Consuni da UFRJ do último dia 12/05/2022, com transmissão pelo canal da UFRJ no YouTube, foi votada por aclamação o nome da historiadora Anita Prestes para receber a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico (no vídeo do YouTube, a votação da indicação do nome da Anita está no trecho entre 1h 06min e 1h e 33 min).

Segundo a Resolução 13/2011 do Consuni, que institui a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico, a mesma foi criada "para ser concedida aos professores da UFRJ e de outras instituições, que tenham se destacado por seu desempenho e pela relevância acadêmica do seu trabalho de ensino, pesquisa e extensão". Os motivos da concessão da Medalha Minerva se basearam na trajetória acadêmica, coberta de mérito da professora Anita Prestes, bem como na sua própria história de vida, que se entrecruza, em muitos pontos, com os acontecimentos históricos internacionais e os nacionais de alguns países, como Brasil, México e União Soviética.. Anita Prestes é uma historiadora de relevância nacional e internacional, dedicada à formação de novas gerações de historiadores na UFRJ, onde prossegue atuando como Professora Colaboradora Voluntária no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC), mantendo uma produção bibliográfica constante e de referência para a historiografia nacional.

Nascida em 27 de novembro de 1936 na prisão de mulheres da rua Barminstrasse, em Berlim, na Alemanha Nazista, Anita é filha dos militantes comunistas Olga Benario Prestes (1908-1942) e Luiz Carlos Prestes (1898-1990), sua trajetória intelectual e sua história pessoal são indissociáveis, o que dão sentido as suas escolhas acadêmicas e aos seus posicionamentos sócio-políticos. Assim, o título do seu livro de memórias "Viver é tomar partido", frase do poeta e dramaturgo alemão Christian Friedrich Hebbel retomada pelo intelectual italiano Antonio Gramsci, resume o modo peculiar como Anita Prestes encara sua vida, totalmente imbricada em seu ativismo político.




MEDALHA DO MÉRITO

Por Silvana Sá

Fonte AdUFRJ

A professora Anita Leocádia Prestes, aposentada do Instituto de História da UFRJ, será agraciada com a Medalha Minerva do Mérito Acadêmico. A indicação do IH foi aprovada por aclamação pelo Consuni. A honraria é concedida a docentes que se destacam por sua produção acadêmica e relevância social. É dada a professores que não são titulares e, por isso, não podem se tornar eméritos da universidade. Anita se aposentou como associada.


Filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, sua vida se confunde com sua trajetória política e acadêmica. “É muito importante que a UFRJ homenageie hoje uma cientista, uma mulher, uma historiadora, uma comunista”, afirmou o professor Fábio Lessa, titular do Instituto de História.


A reitora, professora Denise Pires de Carvalho, se emocionou. “A honra é toda minha. Imagino que será uma cerimônia presencial muito bonita, uma festa da democracia, uma festa da justiça social”, declarou. “Vamos conseguir construir um futuro melhor para todos nós sem perdermos as referências do passado”.


#########

Conheça o livro Viver é tomar partido: memórias (Boitempo, 2019), em que Anita Prestes narra sua extraordinária trajetória de vida, militância e pensamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário