Por Literatura Marxista
O livro Escritos sobre a Guerra Civil Americana, de Marx e Engels, compila 52 artigos comentados (a grande maioria inédita em português) escritos por ambos os autores, em inglês e alemão, enquanto atuavam como correspondentes internacionais do New-York Daily Tribune (dos EUA), Die Presse (da Áustria), Der Sozial-Demokrat (Alemanha) e demais veículos de mídia.
Os artigos selecionados por Felipe Silva e Muniz Ferreira trazem análise importantes sobre a Guerra Civil estadunidense durante todo o período em que durou, de 1861 a 1865. Esta foi a guerra em que os estados do sul dos EUA se separaram da União em um ato de reivindicação do direito de manter a escravidão em seus territórios. Além de uma guerra permeada por óbvios interesses financeiros, deu início ao questionamento acerca de questões humanitárias e raciais que perduram na história dos EUA até hoje, e cujo desfecho foi a abolição da escravatura naquele país. Essa abolição, junto da abolição haitiana de meio século antes, inspirou movimentos antiescravistas em Cuba, Brasil e demais países latino-americanos significantemente, e por isso são de interesse também para nós.
Ademais, aqui encontramos escritos valiosos para pensarmos na abordagem marxiana da questão do racismo. É um erro grosseiro dizer – como se ouve por aí – que Marx e Engels não se preocuparam com a questão racial. Na verdade, foi por falta de tradução: os textos em que trataram do tema não estavam disponíveis em português. Até agora. A acurada edição ainda conta com prefácio assinado por August Nimtz, posfácio dos organizadores, mapas, índice onomástico e linhas do tempo sobre os principais eventos históricos da Guerra Civil.
Ficha técnica
Título: Escritos sobre a Guerra Civil Americana
Autores: Karl Marx e Friedrich Engels
Tradutores: Felipe Vale da Silva e Muniz Ferreira
Editora: Aetia e Peleja
Ano da publicação: 2020
Páginas: 340
Preço: R$ 60,00
FONTE: Literatura Marxista
Nenhum comentário:
Postar um comentário