sexta-feira, 1 de maio de 2020

“Universidade Brasileira: reforma ou revolução?” atualidade de uma obra fundamental

Texto de apresentação, escrito por Roberto Leher, à nova edição (2020) de “Universidade Brasileira: reforma ou revolução?”, de Florestan Fernandes, da Editora Expressão Popular. O livro é lançado no ano de comemoração do centenário do seu autor, lutador e intelectual incansável da classe trabalhadora, Florestan Fernandes. 

Neste contexto em que a ciência e a universidade sofrem uma grande ofensiva por parte de setores reacionários da sociedade, essa obra é urgente e necessária.


Universidade Brasileira: reforma ou revolução?” Reúne nove ensaios de Florestan. O primeiro deles, "O problema da universidade", foi escrito sob o impacto do golpe civil-militar de 1964 e publicado originalmente em 1965. Os demais oito ensaios foram elaborados entre os anos de 1967 e 1968.

Inicialmente organizado para ser lançado em 1969, ano da aposentadoria compulsória do autor imposta pela ditadura civil-militar, teve sua primeira edição somente em 1975. Os escritos registram a memória de intervenções públicas realizadas, de acordo com o autor, com o intuito de colaborar com estudantes, intelectuais, políticos e os colegas da resistência no processo de reflexão sobre a cooptação da bandeira da Reforma Universitária operada pelos militares.

 CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO DE APRESENTAÇÃO DE ROBERTO LEHER. (A partir da página 12 do arquivo em PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário