quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Camilo Cienfuegos: 87 anos do carismático revolucionário cubano

Um tributo a Camilo Cienfuegos, nascido em 6 de fevereiro de 1932



Um dia como hoje Camilo ficaria feliz

Camilo era um homem que amava tarefas difíceis; poderíamos dizer que ele era um homem que amava as dificuldades, que sabia como enfrentá-las e era capaz de realizar proezas nas circunstâncias mais incríveis

Por Fidel Castro Ruz 

Eu sei que se ele estivesse vivo hoje, ele, cuja imagem destruindo os muros de uma fortaleza para transformá-la em escola ficou tão gravada em todos nós, ele ficaria feliz com sua Revolução e seu povo, e faria o que estamos fazendo tudo (...)

Camilo era um homem que amava as tarefas difíceis; poderíamos dizer que era um homem que amava as dificuldades, sabia como enfrentá-las e era capaz de realizar proezas nas mais incríveis circunstâncias (...).

Camilo foi muito claro sobre o que significava a Revolução não em vão teve antecedentes revolucionários em sua família, não em vão foi humilde trabalhador, não em vão bebeu das ideias revolucionárias desde o berço, não em vão teve tremendo temperamento revolucionário, não em vão ele tinha uma grande alma revolucionária. (...)

A história de Camilo adquire todo o seu significado, não só pelo que fez, não só pelos seus heróicos feitos de luta, mas também pelas suas ideias, pelos seus conceitos, para os seus propósitos, profundamente revolucionário. É por isso que eu disse que em um dia como hoje Camilo ficaria feliz, e se houver uma luta pela frente, mais feliz ainda; se houver dificuldades, mais feliz; se houver um desafio, mais feliz; se as injustiças continuarem a ser corrigidas, mais feliz; e se a luta heróica e histórica de nosso povo contra o império for mantida em todo o seu vigor, mais feliz seria Camilo!

O caminho do nosso povo, a marcha firme do nosso povo, sem claudicação ou hesitação, suas conquistas em meio à agressão e ao bloqueio, suas perspectivas futuras, tenho certeza de que teriam impressionado Camilo extraordinariamente.

É necessário que hoje, quando nos lembramos dele com tanto carinho, tenhamos em mente que: ele desapareceu cedo, o quanto ele poderia ter feito nestes anos! Mas o importante é que as coisas pelas que ele lutou com paixão e para as quais deu sua vida, estão sendo feitas e foram feitas, e este povo seja o mesmo ao que ele falou lá no velho Palácio, quando disse que a testa não se curvaria, tão só diante dos mortos, para dizer-lhes um dia que a Revolução foi cumprida.

FONTE: Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário