terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Olga Benário Prestes: A alemã que lutou contra o fascismo, até a morte

A filha da comunista alemã morta pelos nazistas discute seu legado na luta moderna contra a extrema direita.

Artigo de Gouri Sharma
21/12/2018

Uma foto da comunista alemã Olga Benario Prestes que foi morta em um centro de eutanásia nazista em abril de 1942 [Imagem cortesia da Galeria Olga Benario em Berlim, Alemanha]


Em sua carta final ao marido, Luís Carlos Prestes, e sua filha Anita, dois meses antes de sua morte, em 1942, Olga Benário Prestes escreveu: "Eu lutei pelos justos e pelos bons, para tornar o mundo melhor. Se agora devo dizer adeus, eu prometo que não vou te dar nenhum motivo para ter vergonha de mim, não para o meu último suspiro".

Assassinada em um centro de eutanásia nazista, pouco depois de completar 34 anos, as palavras do comunista alemã aludiram à sua luta contra o fascismo ao longo da vida.

Ela é uma história de bravura e resistência que fala sobre os vários momentos em que foi contada e que deixou um legado na Alemanha, no Brasil e além.

Para a filha, Anita Leocádia Prestes, hoje professora aposentada e historiadora radicada no Rio de Janeiro, é um legado que precisa ser lembrado.

A senhora de 82 anos diz à Al Jazeera: "É importante divulgar combatentes como [Olga] Benário para que as pessoas entendam que é necessário parar a ascensão do fascismo e evitar tragédias similares. Seu exemplo é inspirador para jovens que querem lutar contra o fascismo, e por justiça social e liberdade ".


Uma lição inicial de justiça social

Nascido em 1908, Olga era a mais nova de dois irmãos de uma família judia de classe média de Munique. Sua mãe Eugenie fazia parte da alta sociedade bávara, enquanto seu pai, Leo, era membro do Partido Social-Democrata Alemão e advogado. Ele costumava representar os trabalhadores de fábrica pobres de graça, e foi através dele que Olga aprendeu sobre a justiça social.

Sua relação com a mãe, no entanto, era "tensa", já que, desde muito jovem, Olga questionou - e rejeitou - o conforto que acompanhava sua criação de classe média.

Olga Benario nasceu em 1908 numa família judia de classe média em Munique [Imagem cortesia da Galeria Olga Benario em Berlim, Alemanha]


Em 1923, no mesmo ano em que um austríaco chamado Adolf Hitler iniciou o Putsch da Cervejaria - uma tentativa fracassada de derrubar a República de Weimar em Munique - Benário, de 15 anos, entrou para a Organização da Juventude Comunista (KJVD).

Suas atividades com o grupo, incluindo a colocação de cartazes revolucionários ilegais pela cidade, levaram a polícia local a registrá-la como "agitadora comunista".

Ela logo entrou em um relacionamento com Otto Braun, um colega comunista sete anos mais velho que ela. Quando Olga tinha 18 anos, a dupla partiu para se juntar ao movimento comunista maior em Berlim e ela assumiu atividades semelhantes em seu papel como um dos principais membros da KJVD no bairro da classe trabalhadora de Neukölln.

Sua prisão sob a acusação de "preparativos para alta traição", seguida por sua tentativa bem-sucedida de libertar Braun da prisão em 1928, fez de Olga uma figura bem conhecida em toda a cidade.

Uma foto de cabeça de Olga Benario tirada quando ela foi presa em Berlim em 1926 [Imagem cortesia da Galeria Olga Benario em Berlim, Alemanha]


Katinka Krause, 64, é dona de uma livraria que se ofereceu como voluntária na Galeria Olga Benario, uma galeria baseada em Berlim, por mais de 30 anos.

"Havia cartazes dela por toda a cidade e imagens mostradas antes de exibições de cinema oferecendo 10.000 marcos para encontrá-la. Muitos trabalhadores deram a ela uma casa e as portas foram feitas em lugares diferentes para que ela pudesse escapar a qualquer momento", diz Krause.

Agora um alvo para as autoridades, o par foi para a União Soviética, onde Olga se juntou à Juventude da Internacional Comunista, um ramo da Internacional Comunista (Comintern).

Sua relação com Braun logo acabou, ela passou por um intenso período de treinamento militar e estratégico, um conjunto de habilidades que incluía aprender inglês, francês e russo, além de praticar skydiving, andar a cavalo e pilotar.

Ela também provou ser bem sucedida em missões internacionais pela Europa Ocidental, sendo presa em Paris e Londres por sua participação em protestos.


'Um presente' para Hitler

Em 1934, em Moscou, Olga recebeu a tarefa de acompanhar o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, então exilado em Moscou, de volta ao Brasil.

Olga seria seu guarda-costas em meio a preparativos para derrubar o líder brasileiro Getúlio Vargas, que parecia estar deslizando em direção à ditadura. Disfarçado como um casal de portugueses casados ​​durante sua longa jornada por lá, o casal alcançou a nação sul-americana em amor.

Em 1934, Olga Benario foi acusada de escoltar Luis Carlos Prestes, que estava no exílio em Moscou, de volta ao Brasil [Imagem cortesia da Galeria Olga Benario em Berlim, Alemanha]


A revolução contra o Vargas falhou em 1935 e Olga acabou sendo capturada. Vargas embarcou de volta para a Alemanha como "um presente" para Hitler.

O historiador e escritor suíço-alemão Robert Cohen escreveu três livros sobre Olga Benário. O mais recente, Der Vorgang Benario. Die Gestapo-Akte 1936-1942, (O Processo Benário: O Arquivo da Gestapo 1936-1942) examinou os 2.000 documentos da Gestapo sobre ela que vieram à luz há três anos. De acordo com Cohen, é provável que seja o maior dossiê de documentos sobre qualquer vítima do Holocausto.

Cohen descreve Olga como fisicamente e mentalmente resistente, e diz que ele procurou representá-la de uma perspectiva feminista.

"Ela assumiu papéis que só os homens deveriam fazer, e era tão corajosa e experiente. Quando Prestes foi preso, a polícia brasileira teve a ordem de atirar nele. A essa altura, Benário estava grávida de dois ou três meses, mas ela entrou em cena na frente dele e a polícia não sabia o que fazer. Ela não fez isso apenas por amor, ela fez isso porque era o seu trabalho."


Resistência em Ravensbruck

Logo após seu retorno à Alemanha em 1936, ela deu à luz Anita em uma prisão de Berlim. Após 14 meses, mãe e filha foram separadas e, em 1939, Olga foi transferida para o campo de concentração de Ravensbruck, situada a 90 km de Berlim, no norte do país.

Um campo de concentração apenas para mulheres, foi construído para abrigar presos considerados 'desviantes'. Até o seu fechamento em 1945, mais de 130.000 mulheres e crianças, incluindo aristocratas, prisioneiros políticos e espiões foram mantidos lá. Olga estava entre o primeiro grupo de mulheres a chegar.

Uma fotografia de Olga Benario Prestes na exposição "Mulheres de Ravensbruck - Retratos de Coragem", com curadoria de Rochelle Saidel para o Museu do Holocausto da Flórida. Obras de arte à direita por Julia Terwilliger


Rochelle Saidel é fundadora e diretora executiva do Instituto Remember the Women, uma organização sediada em Nova York que apoia projetos culturais e de pesquisa que visam incluir mulheres na história.

"Ela foi chicoteada, colocada em um bunker de punição e trabalhou como operária de escravos na fábrica da Siemens, que era uma das principais empresas de trabalho escravo no campo", diz Saidel.

"Além disso, ela estava muito quebrada quando eles levaram o bebê para longe dela. Por um ano e meio ela não sabia o que tinha acontecido, tudo o que ela sabia que o bebê poderia ter sido dado a uma família nazista. Apesar disso, ela continuou ajudando outras pessoas e permaneceu idealista".

Olga foi nomeada Blockalteste, ou líder do bloco [do campo de concentração]. Ela fez um pequeno atlas secreto para ensinar outros prisioneiros sobre geografia e guerra, colaborou em um jornal clandestino e montou um atlas detalhado que permanece nos arquivos hoje.

Então, em fevereiro de 1942, ela foi levada para a clínica de eutanásia de Bernburg, onde foi levada à morte em abril.

Olga Benario Prestes tinha 34 anos quando foi morta pelos nazistas [Imagem cortesia da Galeria Olga Benario em Berlim, Alemanha]


Sua filha diz que manteve uma postura firme em relação aos seus captores até o final.

"Ela nunca vacilou diante do inimigo, afirmando que 'se outros se tornassem traidores, ela nunca seria'. Ela pagou com sua vida por tal firmeza, já que se ela fosse enganar seus companheiros, ela teria tido a chance de tomar asilo na Rússia, no México ou na Inglaterra."


A política da memória

Autores, cineastas, curadores e diretores de teatro procuraram contar sua história. Saidel diz que as várias maneiras em que foi narrada são um exemplo claro da política da memória.

"Depende de quem, por que e quando eles estão lembrando", diz ela.

A parte judaica de sua identidade em particular provocou muita discussão. Como comunista, Anita considera sua mãe mais como prisioneira política do que uma vítima judia dos nazistas.

Cohen diz que ele vê os dois. "Benário nunca insistiu em seu judaísmo, na verdade, como comunista, ela estava muito distante dele", diz ele. "Quando a capturaram em 1936, os documentos mostravam que a tratavam principalmente como comunista e membro do Comintern, de quem podiam aprender segredos sobre o que a União Soviética e outros comunistas estavam fazendo. Mas a partir de 1940, eles se referem a ela quase exclusivamente como judia".

Anita foi salva por sua avó paterna Leocádia Prestes e se reuniu com seu pai em 1945. Desde então, ela escreveu sobre seus pais extensivamente. Seu último livro, Olga Benário Prestes: Uma comunista nos arquivos da Gestapo foi publicado no ano passado em português e, junto com os documentos da Gestapo, apresenta cartas entre seus pais.

Anita Leocadia Prestes, filha de Olga, é uma professora aposentada e historiadora que escreveu sobre seus pais [Foto cedida pela editora Boitempo, com sede em São Paulo, que publicou o livro mais recente de Anita]


Anita diz que no Brasil, sua mãe é vista como um "símbolo da luta dos combatentes da liberdade e dos comunistas". O filme brasileiro de sucesso de 2004, Olga, foi a submissão do Brasil para o 77º Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro, embora não tenha sido aceito como candidato.

Na Alemanha, durante a Guerra Fria, ela foi considerada uma heroína no leste do país, com escolas, casas de repouso, fábricas e ruas em homenagem a ela.

Ser uma heroína comunista no Oriente significava que o Ocidente a ignorava. Krause, o voluntário da galeria na ex-Berlim Ocidental, diz que agora está mudando e mais pessoas estão aprendendo sobre ela em todo o país.

Para Cohen, o legado de Olga Benário, particularmente hoje, à medida que os movimentos de extrema direita ganham destaque em grande parte do mundo, é claro.

"Resistimos. Não podemos aceitar o que está acontecendo. Olga Benário fez isso de duas maneiras. Ela lutou contra o fascismo enquanto estava livre, e então resistiu aos nazistas por mais seis anos. Isso é quase inimaginável."

Em toda a Europa, a extrema direita está em ascensão e tem algumas das comunidades mais diversas do continente em sua mira.

Na extrema direita, esses bairros são "zonas proibidas" que desafiam sua noção do que significa ser europeu.

Para aqueles que vivem neles, eles são a Europa. Veja-os contar suas histórias em This is Europe.

* Traduzido por Eduardo Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário