sábado, 4 de agosto de 2018

Dossiê Ciro Flamarion Cardoso

Neste dossiê,  o blog marxismo21 publica uma parte do vasto material produzido pelo (e sobre o) historiador Ciro Flamarion Santana Cardoso (1942-2013), indicando links para livros, artigos, entrevistas etc. disponíveis na internet bem como divulgando alguns materiais ainda inacessíveis aos pesquisadores da web.

Ciro Cardoso foi um dos mais importantes e competentes historiadores brasileiros, tendo produzido uma obra, reconhecida internacionalmente, que se caracteriza pelo rigor teórico, profundidade analítica e pela variedade de temas que vão da História da América à História Antiga e da Teoria da História à Epistemologia e à Semiótica. O profícuo historiador marxista igualmente encontrou ainda tempo para lecionar cursos de graduação, orientar pesquisas de pós-graduação, ministrar centenas de conferências e se dedicar ao estudo da ficção científica.

Nos anos 1980, produziu relevantes trabalhos sobre a escravidão no Brasil e na América Latina; num certo momento, travou aceso debate com o historiador marxista Jacob Gorender a respeito da questão da natureza e da historicidade da economia escravista no Brasil.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O DOSSIÊ CIRO FLAMARION CARDOSO

CIRO FLAMARION CARDOSO (1942-2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário