sábado, 26 de maio de 2018

Você sabe qual foi a primeira foto da história?

Atualmente, é possível clicar centenas de imagens por minuto com um celular, mas as primeiras fotografias demoravam aproximadamente oito horas para serem concluídas e eram "impressas" numa placa metálica
Por Thiago L

A primeira foto da história foi capturada da janela do 2º andar da casa de Niépce - Foto: Joseph Nicéphore Niépce

A imagem acima não é em full HD e sua resolução é muito baixa para os padrões atuais, mas ela é dona de uma marca única. Clicado em 1826, o retrato é considerado a primeira fotografia da história da humanidade e marcou o início de uma nova Era.

A imagem foi eternizada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, em Borgonha, na França.

O primitivo processo de captação da imagem demorou aproximadamente oito horas e registrou o quintal de sua casa.

A foto foi obtida através de uma câmera escura, fabricada pelo ótico parisiense Chevalier, e "impressa" numa placa de estanho com betume da Judeia. Ao contrário dos dias atuais, que as imagens são reveladas em papel, nos primórdios da fotografia eram usadas placas metálicas.

Apelidada de "View from the Window at Le Gras" (Vista da janela em Le Gras, em português), a imagem foi capturada da janela de um quarto do segundo andar da casa de campo da família de Niépce. Ele posicionou sua câmera escura no parapeito da janela e aguardou por horas até a imagem fixar na placa. Niépce eternizou o jardim da residência e algumas casas vizinhas. O processo ficou conhecido como "heliografia".

Primeiras tentativas

Niépce precisou de alguns anos de trabalho até conseguir a primeira fotografia com duração infinita. Seus primeiros experimentos falharam porquê ele não conseguia uma técnica que preservasse a imagem no papel, que era mergulhado numa solução de cloreto de prata. Após alguns minutos, a foto gravada começava a desaparecer até ficar totalmente escura. Dois anos antes, em 1824, ele havia registrado a primeira fotografia da história, mas não conseguiu fixá-la permanentemente. 

A reconstituição digital mostra em cores e com nitidez o cenário que foi eternizado na fotografia de Niépce - Foto: Reprodução



Nenhum comentário:

Postar um comentário