terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Para download: Sete Olhares Sobre a Antiguidade - Ciro Flamarion Cardoso

Links para download:
https://carlosprado1985.files.wordpress.com/2015/02/ciro-flamarion-cardoso-sete-olhares-sobre-a-antiguidade-2c2aa-ed-1998.pdf

ou

https://pt.scribd.com/document/126747734/Sete-Olhares-Sobre-a-Antiguidade-Ciro-Flamarion-Cardoso

O texto abaixo é um trecho da resenha do livro feita pelo professor Pedro Paulo A. Funari (https://www.academia.edu/13925825/Resenha_de_Sete_Olhares_sobre_a_Antiguidade_de_Ciro_Flamarion_Cardoso)

Ciro Flamarion Cardoso pode ser considerado, com justiça, o historiador brasileiro mais conhecido em nível internacional. Seus livros de metodologia da História são utilizados, há já muitos anos, nos países da América Latina e na Espanha como manuais básicos, e gerações de estudantes passaram a conhecer o ofício do historiador graças aos livros de Ciro F. Cardoso. Autor de inúmeros livros sobre variados temas, conseguiu a proeza de chegar à décima reedição de diversos volumes, alguns deles sobre a Antiguidade. Seu posicionamento marxista toma sua trajetória intelectual ainda mais notável e digna de reflexão. 

Sete olhares sobre a Antiguidade reúne ensaios de caráter variado sobre a Antiguidade Oriental e Clássica, alguns quase didáticos, outros monográficos ou metodológicos. O marxismo transparece, nos artigos, em primeiro lugar como oposição àquelas tendências contemporâneas chamadas de "estruturalistas e pós-estruturalistas, adquirindo estas últimas no período mais recente fortes tendências irracionalistas e intelectualmente 'neoanarquistas'" (p. 180). Não é difícil identificar a crítica, direta ou indireta, a Foucault (p. 170) e a diversos outros autores, como Moses Finley, "fortemente idealistas" (p. 182). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário