sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade

Por Carolina Nozella Gama e Newton Duarte
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, vol.21 no.62 Botucatu jul./set. 2017


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RESUMO

GAMA, Carolina Nozella  e  DUARTE, Newton. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.521-530. 

Dermeval Saviani analisa o trabalho educativo pelo enfoque marxista, articulando questões relativas à filosofia e história da educação, política educacional e teoria pedagógica, fornecendo sustentação para o enfrentamento do esvaziamento do currículo escolar. A partir da contribuição desse educador e de outros que a ele se somam, na construção da pedagogia histórico-crítica, alguns princípios curriculares podem ser formulados para a seleção dos conteúdos do ensino. Um exemplo é a questão dos clássicos, que Saviani aponta como referência para a seleção dos conteúdos escolares. A categoria de liberdade é compreendida, pela tradição marxista, de maneira contraposta à visão liberal-burguesa e tem como fundamento a análise histórica da construção da sociabilidade e da cultura a partir da atividade de trabalho. É esta perspectiva histórica que dá sentido às ideias defendidas por Saviani sobre o conhecimento, a formação humana e o currículo escolar.

Palavras-chave: Currículo. Dermeval Saviani. Pedagogia histórico-crítica. Liberdade. Marxismo.


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