quinta-feira, 7 de abril de 2016

Há quanto tempo a gente luta e a luta nos educa...

Venha discutir a história do associativismo docente latino americano!
EXIBIÇÃO E DEBATE DO DOCUMENTÁRIO 
“Granito de arena”
“A luta é necessária. Com nossas marchas e mobilizações estamos colocando nosso pequeno grão de areia para a transformação desde país.”
Esta atividade, que tem um título adaptado do poema “Luta educadora” do professor Jonathan Mendonça, visa fazer uma discussão acerca da história do movimento docente no Brasil a partir do documentário “Granito de arena”. 

“Granito de arena” trata da história de luta e organização dos professores mexicanos em defesa da escola pública, diante de projetos de privatização da educação colocados em curso pelo governo de seu país.

Ao trazermos a experiência de outro país da América Latina, pretendemos refletir em que medida as bandeiras dos educadores brasileiros também estão conectadas às lutas de educadores em outras partes do mundo. 

Não temos a pretensão de apresentar um histórico completo do assunto, nem de buscar as origens, mas de apresentar questões históricas que nos ajudem a compreender a constituição da profissão docente por meio de suas lutas, tendo em vista que as evidências demonstram que o movimento docente não é algo recente na história da educação.

Amália Dias, Angélica Borges e Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, professores do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), campus Duque de Caxias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Local do Evento: FEBF
End.: Rua General Manoel Rabelo, s/nº –  Vila São Luiz – Duque de Caxias – CEP: 25065-050.



Nenhum comentário:

Postar um comentário