terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Boitatá: Política também é coisa de criança


Como parte das comemorações dos 20 anos, a Boitempo anuncia o Boitatá, um selo infantil que não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e procura promover o aprendizado, o questionamento e a construção do senso de justiça através de livros instigantes e envolventes. O novo selo tem início com a Coleção Livros para o Amanhã, lançada originalmente em 1977 pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia (de Barcelona), que logo após a queda de Franco, e cheia de esperança para a nova geração, contratou uma equipe multidisciplinar de educadores para escrever em conjunto quatro livros.
 
De forma didática e ricamente ilustrados, os volumes que compõem a coleção pretendem ser uma introdução – aos pais e educadores, dentro e fora de sala de aula – a temas de interesse social e cidadania, além de promoverem um convite ao debate. Inéditos no Brasil, os livrinhos surpreendem por sua atemporalidade. Seguindo a inspiração da editora Media Vaca (de Valencia), responsável por “ressuscitar” os livrinhos em nova edição – preservando o texto, mas contratando artistas contemporâneos para repensar a arte e ilustrá-los –, a Boitempo também percebe que esse suposto “Amanhã” ainda não chegou, mas deseja que ele não tarde. A arte e as ilustrações que a Boitempo publicará com a tradução, portanto, não são da edição original, mas sim da edição de 2015, feitas por quatro artistas espanhóis (um pra cada) em atividade.
 
Os dois primeiros títulos da coleção estão previstos para serem lançados no começo de dezembro: A democracia pode ser assim e A ditadura é assim. Os outros dois livros serão lançados no ano que vem: As mulheres e os homens e O que são classes sociais?.
 
 
 
 
 

A democracia pode ser assim é o primeiro volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos. Ao final, foram incluídos dois textos informativos e um roteiro com questões para reflexão, ajudando o leitor a assimilar os tópicos abordados. Outro diferencial da edição brasileira foi contribuição dos leitores da editora Boitempo que enviaram fotos de sua infância para compor um mosaico nas capas internas deste livro.
 
Ficha técnica 
 
Título: A democracia pode ser assim 
Título original: Cómo puede ser la democracia
Idealização e texto: Equipo Plantel
Ilustrações: Marta Pina
Tradução: Thaisa Burani
Número de páginas: 52
ISBN: 978-85-7559-465-0
Preço de capa: R$ 42
Previsão de lançamento: 5 de dezembro de 2015
Faixa etária indicada: de 8 a 10 anos
Editora: Boitatá
 
A ditadura é assim é o segundo volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. O propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. Pode haver liberdade ou justiça em uma ditadura? Para quem? Partindo de questões como essas, o texto guia o leitor à conclusão de que falta cidadania a um Estado que não respeita a diversidade do povo que representa. Em A ditadura é assim também foram acrescentadas duas ilustrações dos ditadores brasileiros Emílio Médici e Ernesto Geisel, feitas especialmente para a edição brasileira pelo artista contemporâneo por Mikel Casal. 
 
Ficha técnica

Título: A ditadura é assim
Título original: Así es la ditacdura
Idealização e texto: Equipo Plantel
Ilustrações: Mikel Casal
Tradução: Thaisa Burani
Número de páginas: 48
ISBN: 978-85-7559-466-7
Preço de capa: R$ 42
Previsão de lançamento: 5 de dezembro de 2015
Faixa etária indicada: de 8 a 10 anos
Editora: Boitatá 
 
MAIS INFORMAÇÕES: Boitempo Editorial 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário