sexta-feira, 21 de agosto de 2015

LANÇAMENTO: "Ensaios sobre a escola politécnica", de Moisey M. Pistrak

Coleção em Pedagogia Socialista, da Editora Expressão Popular

Já na livraria virtual (apenas R$20):
https://www.expressaopopular.com.br/node/9405/




Este é o terceiro livro de Moisey Mikhailovich Pistrak publicado pela Expressão Popular. O primeiro foi Fundamentos da Escola do Trabalho, em maio de 2000, a partir da edição em português da editora Brasiliense de 1981; o segundo, A Escola-Comuna, que teve Pistrak como organizador, foi traduzido direto do russo e publicado pela primeira vez em português no mês de outubro de 2009.


Como os anteriores, o livro Ensaios sobre a Escola Politécnica - também pela primeira vez publicado em língua portuguesa - representa uma importante contribuição à Pedagogia Socialista, com formulações pedagógicas feitas no calor da prática e dos debates teóricos da revolução russa de 1917. Pistrak foi um dos líderes ativos das duas primeiras décadas de construção da escola soviética e do desenvolvimento da pedagogia marxista na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


Este livro continua o debate entre o autor e V. Shulgin, condensado em Rumo ao Politecnismo, publicado pela Expressão Popular em 2013. Aqui o debate se volta para a questão da escola politécnica, não apenas da incorporação do trabalho na escola, mas da incorporação do trabalho de natureza politécnica que representa desde as primeiras formulações de Marx, no século XIX, uma fase superior do vínculo entre o ensino e o trabalho na perspectiva de formar os trabalhadores para conduzir o processo de superação das relações sociais capitalistas.


O leitor encontrará nesta síntese contribuições importantes para se repensar a lógica de organização do plano de estudos da escola básica de modo que o vínculo entre trabalho e estudo se converta em chave metodológica para tornar prática a concepção de conhecimento do materialismo histórico e dialético na escola, pensando na formação escolar das novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário