segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

"LER O CAPITAL": nova seção do blog marxismo21





Com o objetivo de incentivar a leitura, o estudo e o debate da obra maior de Marx, marxismo21 inaugura uma nova seção: "Ler O Capital". A expectativa é a de que ela fomente a leitura individual e coletiva de O Capital por todo o país; não apenas nas universidades, mas também em sindicatos, associação de moradores, organizações juvenis etc. 


Em um primeiro momento, apoiando-nos no material didático preparado por uma equipe de educadores da Fundação Rosa Luxemburgo da Alemanha, nos concentraremos no primeiro volume de O Capital. Na medida em que sejam lançados os materiais referentes aos dois outros volumes, eles serão aqui divulgados.
 
Editoria do blog marxismo21
 
 
Ler O Capital
“Corremos o risco de conhecer Luxemburgo ou Lenin de A a Z, e ignorar os escritos do próprio Marx.”
David Riazanov,1924


As palavras de Riazanov, responsável pela primeira tentativa de se editar as obras completas de Marx e Engels (Marx-Engels Gesamtausgabe. MEGA) nas décadas de 20 e 30 do século passado na União Soviética, infelizmente ainda são atuais. Muitos pesquisadores e militantes que se reivindicam marxistas, pouco leram da imensa obra dos dois fundadores dessa teoria. No máximo, a atenção se concentra em alguns trabalhos mais diretamente relacionados com algum problema envolvendo a conjuntura política ou ideológica, buscando-se apressadamente uma “resposta” para uma pergunta nem sempre decorrente da própria argumentação original dos autores. O que dá origem não apenas a usos questionáveis da profunda e multilateral construção desse imenso legado teórico, como também a conhecidos abusos de interpretação.

Especialmente grave é o pouco empenho dedicado à leitura e ao estudo da principal obra de Marx, O Capital, em cuja elaboração ele empenhou o melhor de seus esforços durante quase quatro décadas. E mesmo assim, ele próprio conseguiu preparar em vida apenas a edição do primeiro volume; cabendo a Engels, em seguida, a edição dos dois outros volumes. A própria história de O Capital, com os inúmeros projetos, rascunhos, manuscritos feitos e refeitos continuamente por Marx, revelam o rigor de seu autor na análise de seu objeto: o modo de produção capitalista. E o reconhecimento obtido por sua obra magna é a demonstração viva do êxito de seu método, mais uma vez reiterado na recente conjuntura da crise internacional do capitalismo surgida em 2008.

Com o objetivo de incentivar a leitura, o estudo e o debate dessa obra de Marx, marxismo21 inaugura uma nova seção dedicada à sua divulgação. A expectativa é que ela fomente a leitura individual e coletiva de O Capital por todo o país; não apenas nas universidades, mas também em sindicatos, associação de moradores, organizações juvenis, etc. Pois, afirmar que “um outro mundo é possível”, ou indicar um “socialismo do século XXI”, pressupõe um conhecimento mais desenvolvido sobre os limites e as contradições do capitalismo. Além disso, a seção poderá servir de meio de divulgação e de articulação entre os diferentes grupos de estudos já existentes sobre essa obra, sem nenhuma pretensão de oferecer uma leitura única ou uma interpretação superior sobre ela. Como é característica do blog, procuraremos respeitar as mais diversas possibilidades contidas no interior do texto de Marx.

Em um primeiro momento, apoiando-nos no material didático preparado por uma equipe de educadores da Fundação Rosa Luxemburgo da Alemanha – ver abaixo Polylux em espanhol –, nos concentraremos no primeiro volume de O Capital. Na medida em que sejam lançados os materiais referentes aos dois outros volumes, eles serão aqui divulgados. Esses primeiros passos implicarão ainda em uma concentração indispensável: a leitura, o estudo e a discussão das mais de 2 mil páginas da obra de Marx. Tarefa árdua, difícil e demora, que exigira tempo, dedicação e organização; mas sem a sua realização Marx continuará sendo para muitos um desconhecido

Além desse material didático, o leitor poderá consultar uma edição em português do primeiro volume de O Capital, a edição em espanhol, e duas edições em alemão: a Marx Engels Werke e a MEGA² , já disponível online. E, subsidiariamente, outros materiais que possam encorajar todos os futuros leitores.

Mãos à obra!

PolyluxMarx, Material didático para estudar O Capital, volume 1 http://vol1.polyluxmarx.de/fileadmin/assets/pdf/PolyluxMarx-ES.pdf
O Capital, Livro 1, Tomo 1, em português http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-1.pdf
O Capital, Livro 1 , Tomo 2, em português http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/ocapital-2.pdf
Das Kapital, Marx Engels Werke Band 23 (em alemão)
http://www.mlwerke.de/me/me23/me23_000.htm
* Das Kapital, MEGA² digital (em alemão) ** O Capital ,  Livros 1, 2 e 3  *** Grundrisse, Partes 1 e 2 **** Manuscritos econômicos 1863-1867,
http://telota.bbaw.de/mega/
El Capital de Marx, Editorial Siglo XXI (em espanhol)
http://www.taringa.net/posts/info/17018986/El-Capital—Karl-Marx-ed-Siglo-XXI-e-books.html
Como ler “O Capital“, Louis Althusser https://www.marxists.org/portugues/althusser/ano/mes/capital.pdf

Youtube

Aulas sobre O Capital, com David Harvey – Legendas em português (de Portugal). Clicar na barra horizontal inferior em CC e escolher o idioma desejado para a legenda. https://www.youtube.com/playlist?list=PLC73DB5E2AB11B06E
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário