terça-feira, 8 de outubro de 2013

Campanha Prestes, um caso de solidariedade internacional

Uma grande lição política e histórica: a opinião pública e a mobilização popular têm uma força gigantesca. 
"Considero-me filha da solidariedade internacional, pois fui salva das garras do fascismo por uma importante campanha mundial, liderada por minha avó Leocadia Prestes."  
"A força da minha avó e da minha tia [Lygia] foi muito grande, mas foram os apoios, os grandes comícios, as grandes manifestações no mundo inteiro que fizeram que eu fosse entregue para minha avó pela Gestapo. "
(Anita Leocadia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes)

Por trás dessa campanha estavam, não só, os Partidos Comunistas de diferentes países da Europa, dos Estados Unidos, da América Latina, da Nova Zelândia e etc, mas também muitos segmentos da sociedade. Foi um movimento de caráter mundial, com uma quantidade enorme de associações e de intelectuais participando (como Pablo Neruda, Romain Roland, André Malraux). Esse movimento foi muito amplo. Essa campanha empolgou grandes massas no mundo inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário