terça-feira, 8 de outubro de 2013

Após 46 anos de seu assassinato, o Comandante Che Guevara ainda vive

Diz Eduardo Galeano, que conheceu o Che Guevara: ele foi um homem que disse exatamente o que pensava, e que viveu exatamente o que dizia. Assim seria ele hoje. Já não há tantos homens talhados nessa madeira. Aliás, já não há tanto dessa madeira no mundo. Mas há os mortos que nunca morrem. Como o Che. E, dos mortos que nunca morrem, é preciso honrar a memória, merecer seu legado, saber entendê-lo. Não nas camisetas: nos sonhos, nas esperanças, nas certezas. Para que eles não morram jamais.

Poema de Eduardo Galeano em homenagem a Che.
O NASCEDOR

Por que será que o Che
Tem este perigoso costume
De seguir sempre renascendo?
Quanto mais o insultam,
O manipulam
O atraiçoam
Mais ele renasce.
Ele é o mais renascedor de todos!
Não será por que Che
Dizia o que pensava e fazia o que dizia?
Não será por isso que segue sendo
tão extraordinário,
Num mundo onde palavras
e atos tão raramente se encontram?
E quando se encontram
raramente se saúdam
Por que não se reconhecem?


O mundo hoje recorda os 46 anos da partida física do líder e revolucionário Che Guevara, lutador incansável  contra o capital. Por onde passou  Guevara  defendeu a justiça e os direitos dos povos. Capturado em 8 de outubro de 1967 na aldeia de La Higuera, Bolívia, o revolucionário  Ernesto  Guevara de La Serna, o Che, foi assassinado no dia seguinte. Mas ainda vive!
Em seu Twitter Nicolas Maduro, presidente da Venezuela disse “Che, quem te matou acreditava que  desapareceria na historia, hoje você é um símbolo de humanidade e rebeldia”
Depois de ser executado seu corpo foi levado para o hospital Nuestro Senor de Malta para exibição pública.
Quase 30 anos depois, seus restos que permaneceram em uma vala comum, foram levados  a Cuba, onde foram recebidos por uma multidão, depois foram sepultados na cidade de Santa Clara, capital de Villa Clara, onde Che liderou uma batalha decisiva para a derrota de Fulgêncio Batista.
Nascido em 1928, na cidade de Rosário na Argentina, Che foi um politico, escritor, jornalista e médico, considerado um dos comandantes e ideólogos que lideraram a Revolução Cubana, um homem que estava convencido de levar a luta armada para todo o continente.
VEJA OUTRAS POSTAGENS DESTE BLOG SOBRE CHE GUEVARA: 

Che: el Pensador, la Teoría, la Crítica y el Legado

Por Fernando Martínez Heredia

Nenhum comentário:

Postar um comentário