quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Com inédito de Marx e Engels, 2013 da Expressão Popular promete!

A Editora Expressão Popular planeja para 2013 o lançamento de Cartas sobre o capital, obra que reúne a correspondência de Marx e Engels de 1844 à morte do segundo, em 1895. Tal material jamais foi publicado no Brasil, e apresenta reflexões inéditas dos principais pensadores da história da esquerda sobre assuntos pouco explorados no restante de sua fundamental obra. Além disso, os Manuscritos econômico-filosóficos de Marx ganharão nova edição, que além do preço acessível contará com o diferencial de trazer também os Cadernos de Paris do autor, que reúnem notas tomadas durante o ano de 1844.

Entre as diversas obras e iniciativas, pode-se destacar, por exemplo, o relançamento de A crise do movimento comunista, justamente no centenário de seu autor, Fernando Claudín. Há anos esgotado e fora de catálogo, este livro que foi traduzido para o português na metade dos anos 1980 volta em tradução revisada e com apresentação de José Paulo Netto, que aponta: “Pouco importa se aceitamos ou não as conclusões de Claudín (e quem escreve esta apresentação recusa várias delas) – há que agradecer-lhe por nos ajudar a nos compreender melhor. Certa feita, o jovem Marx observou que ‘a exigência de abandonar as ilusões sobre sua condição é a exigência de abandonar uma condição que necessita de ilusões’. Esta obra de Claudín contribuiu/contribui vigorosamente para que os comunistas se libertem de uma tal condição – e, menos crédulos, ingênuos e desinformados, se tornem efetivamente melhores comunistas”.
No campo da cultura, alguns títulos já estão bem encaminhados para abrir alas para esse importante flanco da reflexão social. É o caso, por exemplo, de Os marxistas e a arte, de Leandro Konder, a biografia Vianinha: cúmplice da paixão, de Dênis de Moraes, e O samba e a questão social, organizado por Marcelo Braz.
A preocupação com a questão agrária, tema fundamental para a compreensão da realidade brasileira, não poderia ficar de fora, e a Expressão Popular vem somar-se novamente a esta luta com a conclusão da publicação da coleção “A questão agrária no Brasil”, que em 2013 ganhará seus volumes 6, 7 e 8, que discutirão o debate e as perspectivas da reforma agrária nos anos de 1990-2010.  
O feminismo também terá espaço entre os lançamentos de 2013, com a previsão de publicação de um clássico e uma novidade. Em Participação da mulher cristã na igreja e na política, que sairá pelo selo Outras Expressões, Isabel Cruz aprofunda as conexões, nem sempre harmoniosas, entre mulheres, igreja e política. Já a reedição A mulher na sociedade de classes, de Heleieth Safioti, representa o compromisso com este debate, mantendo vivo este clássico há muito tempo esgotado.
MAIS INFORMAÇÕES: Editora Expressão Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário