segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rosa Luxemburgo (1871-1919): ícone revolucionário

O público brasileiro tem a oportunidade de ter acesso às suas ideias e de conhecer o papel histórico por ela representado. Nesta coletânea de três volumes, publicada pela Editora Unesp, estão reunidos textos e cartas da autora, revelando as questões discutidas pela militante polonesa.



O primeiro volume, que reúne escritos que abarcam o período de 1899 a 1914, apresenta duas das principais polêmicas que marcaram a trajetória de Rosa Luxemburgo: a oposição ao revisionismo social-democrata e a crítica à concepção leninista do partido de vanguarda. O leitor, então, irá encontrar textos clássicos, como “Reforma social ou revolução?” e “Greve de massas, partido e sindicatos”, além de outros inéditos em português que em muito acrescentam ao debate político proposto por ela.



 


Já este segundo volume, com textos que datam de 4 de agosto de 1914 até 1919, abrange justamente o período em que a social-democracia alemã abandona o combate ao militarismo e Rosa Luxemburgo, então, decide agir de forma independente, passando a liderar, ao lado de Karl Liebknecht, um pequeno grupo de oposição à guerra. Presente neste título e tratando especificamente deste momento está “A Revolução Russa”, sua principal produção de teor político. Ela procura compreender o centralismo autoritário dos bolcheviques e reflete sobre os embates do momento. Para enriquecer ainda mais o conteúdo, esta edição traz ainda, pela primeira vez no Brasil, artigos de Rosa Luxemburgo publicados no jornal alemão Die Rote Fahne,dias antes do seu assassinato, acusando o governo alemão de sufocar o processo revolucionário no país.

 
 
O terceiro volume desta coletânea apresenta uma Rosa Luxemburgo mais íntima, trazendo cartas suas inéditas em português, traduzidas do alemão e do polonês. Os documentos reunidos pela organizadora Isabel Loureiro mostram uma pensadora de interesses polivalentes, demonstrando sua paixão pelo puro conhecimento e discutindo desde política, história e literatura até música, botânica e geologia. Aqui fica mais evidente ao leitor sua faceta fora das batalhas políticas, ressaltada principalmente por sua crítica à opinião de que os militantes deveriam abdicar de suas vidas pessoais para criar um futuro melhor para humanidade. É possível, enfim, conhecer a união entre suas ideias e seus anseios mais particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário