domingo, 27 de fevereiro de 2011

Nise da Silveira - Senhora das Imagens

O espetáculo Nise da Silveira - Senhora das Imagens, com Mariana Terra, prorrogou sua temporada até final de março, no Teatro de Arena da Caixa Cultural.

A encenação conta a história de uma das brasileiras mais importantes do século XX. Precursora de métodos alternativos no tratamento psiquiátrico, Dra. Nise (1905-1999) revolucionou a medicina tradicional ao utilizar terapias que abordavam pintura, escultura e modelagem.

O espetáculo apresenta um painel dos acontecimentos marcantes da vida da psiquiatra: a infância em Alagoas; o início de sua formação acadêmica, em Salvador; a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927; a amizade com o poeta Manoel Bandeira e o casal Octávio e Laura Brandão; a prisão durante o regime repressor de Getúlio Vargas, em que foi companheira de cela de Olga Benario Prestes, Elisa Ewert, Maria Werneck de Castro, entre outras; o encontro com o psicanalista suíço Carl Gustav Jung; até o reconhecimento internacional do seu trabalho. 

A peça, com texto e direção de Daniel Lobo, narra um drama multimídia, que mistura teatro, música e dança. A coreografia é de Ana Botafogo e a trilha original de João Carlos Assis Brasil, além das participações especiais de Ferreira Gullar, Ednaldo Lucena e Gilray Coutinho (em vídeo) e Carlos Vereza, como a voz do inconsciente.


SERVIÇO:

Nise da Silveira - Senhora das imagens
Duração: 80 minutos
Local: Teatro de Arena da Caixa Cultural, Av. Almirante Barroso, 25, Centro. (Metrô Estação Carioca)
Horário: 19 horas
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário