sábado, 12 de fevereiro de 2011

Anita Leocadia Prestes chega à Casa de las Américas com doações para a biblioteca da instituição

A presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes, Anita Leocadia Prestes, participou na última sexta-feira, dia 11/2, às 14 horas, como convidada especial do evento "Brasil en la Casa", dedicado à literatura brasileira, uma das atividades da Casa de las Américas na XX Feira Internacional do Livro Cuba 2011. Na ocasião, aconteceu o lançamento do seu livro La Columna Prestes, vencedor do Prêmio Casa de las Américas em 1990.

Livros e documentos foram doados por Anita Prestes para o acervo da Biblioteca da Casa de las Américas, fornecendo informações valiosas sobre a história do Brasil e de seus pais, Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes.

Anita palestrou por cerca de uma hora sobre a história de seus pais, sua contribuição para os ideais da esquerda brasileira e os esforços em andamento para resgatar essa memória através do Instituto Luiz Carlos Prestes (http://www.ilcp.org.br/), o qual preside.

Entre os livros doados, está Anos tormentosos: Luiz Carlos Prestes: correspondência da prisão (1936-1945). Trata-se de um conjunto de três volumes da correspondência ativa e passiva de Prestes durante seu cárcere (cerca de 900 cartas), organizado pela própria Anita e por Lygia Prestes, irmã do revolucionário brasileiro.  Anita também doou o livro Uma Epopeia Brasileira: a Coluna Prestes, uma versão resumida do presente livro publicado em Cuba, cujo objetivo é divulgar a história de Luiz Carlos Prestes entre as gerações mais jovens do Brasil. Também foram doados, todos de autoria de Anita Prestes, os seguintes exemplares: Os comunistas brasileiros (1945-1956/58): Luiz Carlos e a política do PCB; Os militares e a Reação Republicana; Luiz Carlos Prestes e a Aliança Nacional Libertadora; Luiz Carlos Prestes: patriota, revolucionário, comunista.


FONTES:
http://laventana.casa.cult.cu/modules.php?name=News&file=article&sid=5982

http://www.casadelasamericas.com/ferialibro/feria2011/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário