Olga Benario Prestes é exemplo de resistência contra o fascismo
Como parte da Quinta-feira Política, um evento conjunto da arte sequencial Rostock e da Fundação Rosa-Luxemburg MV, Kristine Listau e Jörg Sundermeier (Verbrecher Verlag) apresentam o texto “Juventude Comunista de Berlim”, de Olga Benario, de 1929, e contam a história da vida da rebelde a partir da abordagem biográfica publicada por sua filha Anita Leocádia Prestes, cuja edição alemã se intitula "Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung". O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 10/04/2025, às 19h, na Peter-Weiss-Haus, em Rostock, Alemanha.
Berliner Kommunistische Jugend
Autor: Olga Benario
Traduzido do russo por Kristine Listau
Com prefácio de Anita Leocádia Prestes
"Já são dez e meia. Alguém sugere 'sair para tomar sorvete juntos!'" Todos concordam. Na Bergstrasse, há um pequeno café onde uma porção de sorvete custa dez pfennigs. A turma toda vai para lá. O sorvete é uma delícia! Mas uma tempestade está se formando. O dono do café está pagando seus funcionários abaixo do salário padrão. Quando soubemos disso, decidimos boicotar. O boicote dura uma semana até que o proprietário desista, com medo de perder seus clientes mais importantes conosco. Os funcionários são pagos de acordo com a taxa padrão, e visitamos o café novamente.
Olga Benario escreveu isso aos 21 anos em Moscou, para onde fugiu após a libertação sensacional de Otto Braun. Seu livro, que descreve a vida cotidiana da Juventude Comunista de Berlim, foi publicado em russo em Moscou em 1929.
Como há muito pouca literatura sobre a organização e os métodos de trabalho da KJVD e as histórias de Olga Benario sobre cartazes noturnos, arrecadação de fundos ou escritórios do partido são tão belas quanto perspicazes, este livro é um testemunho importante. E por último, mas não menos importante, o tom único de Benario, que oscila entre o orgulho e a autoironia, encantará todos os leitores.
www.verbrecherverlag.de/shop/berliner-kommunistische-jugend/
Existe um exemplar original em russo deste livreto escrito por Olga Benario Prestes no acervo da Coleção Luiz Carlos Prestes (LCP) das Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária da UFSCar (COLESP BCo/UFSCar).
Há um projeto em andamento do cinesta Silvio Tendler em lançar a edição em português do escrito inédito de Olga Benario Prestes, com prefácio da historiadora Anita Prestes.
Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung
Autor: Anita Leocádia Prestes
Traduzido do português pelo Coletivo Tropeção
A historiadora Anita Leocadia Prestes descreve como sua mãe, a comunista Olga Benario Prestes, lutou por seus ideais nas mais adversas circunstâncias.
Graças à abertura do arquivo da Gestapo, Anita Prestes pôde acessar uma grande quantidade de novos materiais. Assim, ela cria uma narrativa que abrange desde a entrada da jovem Olga na luta política, suas estadias na União Soviética e no Brasil, sua extradição para a Alemanha nazista como uma mulher grávida em 1936 e sua morte no centro de extermínio de Bernburg em 1942. Fora da prisão, a sogra e a cunhada de Benario iniciaram uma campanha internacional para garantir sua libertação. Eles conseguiram que sua filha, Anita, nascida na prisão, fosse morar com a avó.
Olga Benario resistiu aos seus algozes até o fim e não traiu seus companheiros, mesmo sendo chantageada com a perspectiva de um reencontro com a filha. A abordagem biográfica é complementada por cartas de Benario e fotos, bem como uma entrevista com a autora.
www.verbrecherverlag.de/shop/olga-benario-prestes-eine-biografie-annaeherung
FONTES: Verbrecher Verlag (Instagram) e Peter-Weiss-Haus
Nenhum comentário:
Postar um comentário