sexta-feira, 19 de maio de 2023

Para download: György Lukács – “A Evolução do Racismo: da teoria das raças ao nazifascismo“ (2023) [PDF]

Em distribuição digital gratuita, o site "TraduAgindo – Formação política para a emancipação humana!" lança o livro em PDF “A Evolução do Racismo: da teoria das raças ao nazifascismo“, de György Lukács, com textos originalmente publicados no livro “A Destruição da Razão” publicado pelo Instituto Lukács, em 2020, e prefácio de Aimé Cesáire, intitulado "Introdução ao Discurso contra o Colonialismo".


O livro contem os seguintes textos de György Lukács:

  • Os inícios da teoria das raças no século XVIII
  • Gobineau e a fundação da teoria das raças
  • O darwinismo social
  • H. St. Chamberlain como fundador da teoria moderna das raças
  • A “visão de mundo nacional-socialista” e a teoria das raças

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO EM PDF:

https://traduagindo.files.wordpress.com/2023/05/gyorgy_lukacs_a_evolucao_do_racismo.pdf

Segundo Wenderson Ribeiro, na "Apresentação" do livro, as justificativas para se destacar esse texto, em que Lukács aborda o desenvolvimento histórico da teoria das raças, e publicá-lo isoladamente da obra original “A Destruição da Razão” seriam: 

"A primeira justificativa é que ele apresenta uma abordagem original e ainda possui validade analítica ao discutir as mudanças e transformações nas teorias das raças, de acordo com os interesses da burguesia."

"A segunda justificativa está relacionada com a tradição lukacsiana no Brasil. O psicólogo e professor Márcio Farias, em seu brilhante texto “Lukács: apontamentos críticos acerca do racismo“, aborda os limites de alguns seguidores de Lukács no debate sobre a questão racial. [...] Além disso, ele critica outros que ignoram a importância da questão racial para compreender a objetivação do capitalismo brasileiro ou tratam qualquer discussão sobre racismo como “identitária”. Segundo Márcio Farias, esses seguidores lukacsianos estão aquém da abordagem rigorosa sobre raça e racismo feita pelo mestre húngaro."





[CLIQUE AQUI PARA BAIXAR “A DESTRUIÇÃO DA RAZÃO” DE GYÖRGY LUKÁCS]


FONTETraduAgindo – Formação política para a emancipação humana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário