Uma trajetória política como patriota, revolucionário e comunista
No dia 3 de janeiro de 1898, nascia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Prestes. "Desempenhou papel decisivo à frente da Coluna Invicta [1924-1927], que percorreu o Brasil durante mais de dois anos, preparando as condições para a derrubada da República oligárquica em 1930. Prestes foi a liderança mais destacada do movimento antifascista no Brasil nessa década e, a partir dos anos 1940, se transformou no líder comunista mais importante do país. Mais tarde, convencido de que os objetivos revolucionários do PCB haviam sido abandonados e substituídos pelo reformismo, Prestes não vacilou em romper com a direção partidária, tornando pública sua 'Carta aos comunistas' de março de 1980 e dedicando os últimos dez anos de vida à luta pela formação de um partido revolucionário em nosso país." (Anita Leocadia Prestes, "Luiz Carlos Prestes:um comunista brasileiro", Boitempo, 2015, p. 19.)
Salve 27-XI-1981
Minha querida filha.
Sempre fui de opinião que os pais, a partir de certa idade, devem saber aprender com os filhos. Só assim poderão corrigir seus erros e a natural tendência ao anacronismo. É certo que nem sempre é viável. Mas no meu caso tive a felicidade de encontrar em ti, na tua firmeza revolucionária, na tua solidariedade e ajuda, aquilo que mais necessito. Sei que estou ferindo tua modéstia, mas, nesta data, em que meu pensamento se volta para o martírio de tua mãe, espero que possas ver nestas linhas a expressão do meu carinho e dos votos que formulo pela sua saúde e felicidade. Beija-te o teu Pai. (In: Anita Leocadia Prestes, "Viver é tomar partido: memórias", Boitempo, 2019, p. 249.)
Para conhecer mais sobre a vida de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), visite o site do Instituto Luiz Carlos Prestes: www.ilcp.org.br/prestes
Nenhum comentário:
Postar um comentário