segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Luiz Carlos Prestes, presente!!! 124 anos do nascimento do Cavaleiro da Esperança

Uma trajetória política como patriota, revolucionário e comunista

No dia 3 de janeiro de 1898, nascia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Prestes. "Desempenhou papel decisivo à frente da Coluna Invicta [1924-1927], que percorreu o Brasil durante mais de dois anos, preparando as condições para a derrubada da República oligárquica em 1930. Prestes foi a liderança mais destacada do movimento antifascista no Brasil nessa década e, a partir dos anos 1940, se transformou no líder comunista mais importante do país.  Mais tarde, convencido de que os objetivos revolucionários do PCB haviam sido abandonados e substituídos pelo reformismo, Prestes não vacilou em romper com a direção partidária, tornando pública sua 'Carta aos comunistas' de março de 1980 e dedicando os últimos dez anos de vida à luta pela formação de um partido revolucionário em nosso país." (Anita Leocadia Prestes, "Luiz Carlos Prestes:um comunista brasileiro", Boitempo, 2015, p. 19.)


"Luiz Carlos Prestes não foi do comunismo à revolução. Saltou da revolução ao comunismo." (Florestan Fernandes, "A contestação necessária: retratos intelectuais de incorfomistas e revolucionários", 2 ed., Expressão Popular, 2015, p.141.)


"A relevância da figura de Luiz Carlos Prestes na história do Brasil do século XX tornou-se indiscutível. Sua participação na vida política nacional abrangeu um período de  setenta anos, o qual coincide com o 'breve século XX" definido e analisado por Eric Hobsbawm. Caluniado ou silenciado pelos donos do poder enquanto viveu, após seu falecimento [ em 1990, aos 92 anos] Prestes teve sua história falsificada por quem pretende legitimar interesses políticos que ele sempre combateu. Diversos exemplos poderiam ser mencionados, todos contribuindo para que se torne particularmente sentida a ausência de uma biografia do Cavaleiro da Esperança, líder da Coluna que adotou seu nome e do movimento antifascista de 1935 e dirigente máximo do Partido Comunista durante quase quatro décadas." (Anita Leocadia Prestes, "Luiz Carlos Prestes:um comunista brasileiro", Boitempo, 2015, p. 15.)


Um dos momentos mais marcantes na vida de Luiz Carlos Prestes foi conhecer pela primeira vez em outubro de 1945  sua filha Anita Leocadia, fruto do seu amor por Olga Benario Prestes. Desde então, pai e filha estabeleceram um relacionamento estreito, tanto afetivo como de identificação político-ideológica, como mostrado, por exemplo, no cartão que escreveu por ocasião do aniversário da filha Anita:

Salve 27-XI-1981

Minha querida filha.

Sempre fui de opinião que os pais, a partir de certa idade, devem saber aprender com os filhos. Só assim poderão corrigir seus erros e a natural tendência ao anacronismo.  É certo que nem sempre é viável. Mas no meu caso tive a felicidade de encontrar em ti, na tua firmeza revolucionária, na tua solidariedade e ajuda, aquilo que mais necessito. Sei que estou ferindo tua modéstia, mas, nesta data, em que meu pensamento se volta para o martírio de tua mãe,  espero que possas ver nestas linhas a expressão do meu carinho e dos votos que formulo pela sua saúde e felicidade.  Beija-te o teu Pai. (In: Anita Leocadia Prestes, "Viver é tomar partido: memórias", Boitempo, 2019, p. 249.)

 Para conhecer mais sobre a vida de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), visite o site do Instituto Luiz Carlos Prestes: www.ilcp.org.br/prestes


Nenhum comentário:

Postar um comentário