terça-feira, 27 de julho de 2021

Anita Prestes no blog da Boitempo

Convidada para escrever uma coluna no blog da Boitempo, a historiadora Anita Prestes estreia nesta terça-feira, dia 27/7, com o texto "Bolsonarismo: uma ameaça fascista?".

"Não se deve descartar a possibilidade do estabelecimento de um regime de tipo fascista, meta implícita e explicitamente muitas vezes confessada por Bolsonaro – recurso extremo do qual o capital lança mão quando não consegue assegurar seu domínio através dos meios proporcionados pelo estado de direito burguês."


CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA LER O TEXTO NA ÍNTEGRA:

https://blogdaboitempo.com.br/2021/07/27/bolsonarismo-uma-ameaca-fascista/


Anita Leocadia Prestes, nascida em 27 de novembro de 1936 na prisão feminina de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha Nazista, é uma historiadora brasileira, filha dos militantes comunistas Olga Benario Prestes e Luiz Carlos Prestes. É doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada de UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes. Autora da ambiciosa biografia política Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015) e do livro Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo (Boitempo, 2017). narra sua extraordinária trajetória de vida em Viver é tomar partido: memórias (Boitempo, 2019). Assina o artigo “Luiz Carlos Prestes e a luta pela democratização da vida nacional após a anistia de 1979” publicado no livro Ditadura: o que resta da transição? (Boitempo, 2014), organizado por Milton Pinheiro.







Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro 







Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo






Viver é tomar partido: memórias





Nenhum comentário:

Postar um comentário