terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Dica de Livro: O Egito Antigo, de Ciro Flamarion Cardoso

Por Robson Bertasso


Grande parte do conhecimento produzido sobre o Egito Antigo no Brasil se deve aos esforços do historiador Ciro Flamarion Cardoso (1942-2013), que, juntamente com Emanuel Bouzon e Emanuel Araújo, inaugurou os estudos sobre o Antigo Oriente Próximo no país, produzindo e orientando inúmeros trabalhos sobre o assunto.

Embora sua trajetória acadêmica até os anos de 1980 tenha se concentrado nos estudos da América Latina, com ênfase no período colonial, Ciro Flamarion nunca escondeu sua paixão pela civilização egípcia. É no ano de 1982 que o historiador publica seu primeiro livro sobre o Egito Antigo (1), pela editora brasiliense, na clássica coleção Tudo é História. Neste livro, o autor tem como objetivo apresentar um panorama geral dos quase 2.700 anos de história do Egito, abordando aspectos gerais, como por exemplo, a economia, a política e a cultura, sob uma perspectiva marxista.

Logo na introdução da obra, a fim de justificar seu longo recorte temporal, o autor defende que o Egito “constituiu uma mesma entidade política reconhecível” (p.7) durante o período que se inicia em aproximadamente 3.000 a.C, momento da unificação do baixo e do alto império, até 332 a.C, quando Alexandre conquista o Egito.  Isso se deve, conforme Cardoso, por causa da permanência parcial, naquela civilização, de alguns padrões culturais no decorrer destes séculos, como por exemplo, as concepções acerca da realeza, a religião, os estilos artísticos, as estruturações econômico-sociais, e a escrita hieroglífica, aspectos estes que serão trabalhados pelo autor nos capítulos seguintes.

Este livro é um ótimo recurso para quem quer iniciar seus estudos sobre o Egito Antigo, pois, além de apresentar ao leitor algumas informações elementares sobre a cultura, a economia e a política egípcia, ele fornece uma excelente discussão historiográfica, indicando leituras sobre o assunto no final da obra, e discute questões polêmicas, como o “Modo de Produção Asiático” e a “Hipótese Causal Hidráulica”.

Portanto, se você estava à procura de uma obra introdutória sobre o Egito Antigo, vale a pena conferir.

NOTAS

1 CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. O Egito Antigo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982, p. 113.


LINK PARA DOWNLOAD DO LIVRO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário