terça-feira, 2 de dezembro de 2014

"Às trabalhadoras" (gravação rara da voz da feminista russo-soviética Aleksandra Kollontay)


Do canal Pan-Eslavo Brasil, no YouTube



Esta é uma gravação muito rara da voz da feminista russo-soviética Aleksandra Mikhaylovna Kollontay, uma das poucas mulheres a ocupar um cargo de comissária do povo (ministra) na antiga URSS. Não encontrei a data exata da gravação, mas conforme indicações indiretas, pode ter sido feita por volta de 1918, e de fato sua voz ainda parece bastante jovem aí.

O discurso foi dado a público pela primeira vez ao ser inserido no audiolivro em russo (o primeiro de confecção soviética) "Sobre Lenin", organizado por um grupo de jornalistas em 1970 e lançado pela editora "Pravda", de Moscou. A obra pode ser baixada aqui: http://goo.gl/zjEeKz. O título em russo é "К работницам" (K rabotnitsam). O áudio e o texto em russo também estão disponíveis nesta página: http://goo.gl/GjfRju. A versão em russo e uma tradução em espanhol também se encontram aqui: http://goo.gl/z0xtqA.

Sucintamente, Kollontay celebra a equiparação, logo depois da Revolução Bolchevique, dos direitos das mulheres aos dos homens, mas lembra que apenas a letra da lei não basta para mudar a realidade, na qual de fato as trabalhadoras continuavam submetidas à dupla jornada do labor externo e dos cuidados com a casa. Por isso, a feminista instiga os operários e camponeses homens a ajudar nessa transformação e compreender o quanto elas são iguais a eles em direitos, e chama as mulheres a tomar a liderança de sua emancipação por meio da ampliação da infraestrutura de apoio familiar e do apoio ativo à luta política dos comunistas.

Речь А. М. Коллонтая «К работницам», записанная около 1918 г., с субтитрами на португальском языке.


Um comentário:

  1. Obrigado pela divulgação ;-) Uma versão escrita em texto estará disponível a partir do dia 14 no meu blog Fishuk.cc, e em breve certamente também será encontrável no Marxists.org, pois penso em dar o texto pra eles. Abraços!

    ResponderExcluir