GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE
v. 5, n. 1 (2013)
Sumário
| EMANCIPAÇÃO HUMANA (EDITORIAL) | |
| Maria de Fátima Rodrigues Pereira | 1-4 |
Debate
| MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA | |
| Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 5-28 |
| MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO PROLETARIADO | |
| Francisco Máuri de Carvalho Freitas | 29-52 |
| EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES | |
| Anita Helena Schlesener | 53-62 |
| DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE | |
| Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco | 63-76 |
Artigos
| EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | |
| Dalmo Cavalcante de Moura, Soraya Dayanna Guimarães Santos | 77-87 |
| EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
| Zuleyka da Silva Duarte | 88-98 |
| A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANA | |
| artur bispo santos neto | 99-109 |
| O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL | |
| Carmen Cunha Rodrigues de Freitas, Leticia Bezerra de Lima, Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Claudia Lino Piccinini | 110-121 |
| EDUCAÇÃO E GÊNERO (HUMANO) – MEDIAÇÕES NEGLIGENCIADAS | |
| Iael de Souza | 122-134 |
| EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
| Jamerson Almeida Silva, Katharine Ninive Pinto Silva | 135-145 |
| A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO CAPITALISMO: QUE VALOR ESTÁ EM JOGO? | |
| Géssica Priscila Ramos | 146-158 |
| FORMAÇÃO HUMANA: UMA CATEGORIA DE MÉTODO E DE OBJETO PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO | |
| Juliana Pereira Franco de Oliveira | 159-164 |
| CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941). | |
| Carlos Herold Junior | 165-175 |
| OS ASPECTOS FUNDANTES DO FILME HISTÓRIA DAS COISAS | |
| Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Augusto Cezar Perego Bezerra, Luiz Fernando Badaró, Yann Ferreira Roudrigues Souza | 176-187 |
Entrevista
| EDUCAÇÃO e EMANCIPAÇÃO | |
| Lizia Helena Nagel | 188-193 |
Documento Clássico
| MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA | |
| Karl Marx | 194-220 |
Resenhas
| Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p. | |
| Maria Clariça Ribeiro Guimarães | 221-224 |
| IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR | |
| Maíra Tavares Mendes | 225-235 |

Nenhum comentário:
Postar um comentário