domingo, 28 de julho de 2013

Piscinão de Guaratiba: as maracutaias envolvendo a Jornada Mundial da Juventude


"Campus Fidei" foi montado sobre aterro clandestino, diz Ministério Público


O "Campus Fidei", terreno de 1,32 milhão de metros quadrados em Guaratiba, na zona oeste do Rio, onde aconteceriam a vigília e a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi montado sobre um aterro clandestino, segundo o Ministério Público Estadual.

O terreno tem entre seus proprietários o empresário Jacob Barata Filho, de acordo com a promotora Christiane Monnerat, que apura o caso.

Ele é filho de Jacob Barata, conhecido no Rio como o "rei dos ônibus" por ser proprietário da maioria das linhas de coletivos da cidade.

A área, de manguezal, não poderia ser aterrada por ser de proteção ambiental. Além disso, o Ministério Público suspeita que foram utilizados entulho de obras e lixo hospitalar para o aterro.

Inquérito aberto na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, da Polícia Civil, investiga as responsabilidades sobre o aterro clandestino e também o fato de o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) ter concedido, em 2010, licença para que a empresa Vila Mar, dona do terreno, construísse um empreendimento habitacional.

Essa semana, proprietários da empresa e fiscais do Inea serão chamados a depor.

"É inacreditável que o poder público quisesse colocar o papa para celebrar uma missa sobre um aterro clandestino em uma área de proteção ambiental. Aquela estrutura não poderia ter sido montada ali", afirma a promotora Christiane Monnerat.

Duas perícias já foram feitas no terreno pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli, da Polícia Civil.

De acordo com a promotora, na primeira perícia foi comprovado o uso de entulho. A vistoria foi feita em janeiro, quando o local já tinha sido escolhido para receber a Jornada.

Ontem foi feita nova perícia para verificar quais mudanças ocorreram no terreno após as obras para a Jornada.


Ainda será necessária uma terceira perícia, com o uso de retroescavadeiras, para se verificar se houve de fato uso de lixo hospitalar no aterro.

Em nota, a assessoria da Jornada Mundial da Juventude informou que o terreno foi escolhido por ser uma área que permitia a peregrinação e "para não onerar os moradores de Copacabana".

Informou ainda que o terreno foi "preparado com carinho, de acordo com as normas legais".

Em nota, o Inea informou que as intervenções na área têm licença em vigor.
A Folha não conseguiu contato com o empresário Jacob Barata nem com sócios da Vila Mar.

Na quinta, a prefeitura e o Comitê Organizador da JMJ anunciaram a transferência da vigília e da missa de encerramento para Copacabana sob alegação de que as chuvas inviabilizaram a realização do evento lá.

Prefeito do Rio anuncia "bairro popular" em Guaratiba


Em meio à missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou via Twitter que o "campo da fé", em Guaratiba, será transformado em um bairro popular.

No local, seriam realizadas as atividades finais da Jornada, mas as fortes chuvas obrigaram a transferência dos atos para a praia de Copacabana. Desde então, a Igreja e a prefeitura têm sido bastante criticados por conta da falha na organização.

A igreja não afirmou até agora quanto foi gasto em Guaratiba. A prefeitura diz não ter colocado recursos dentro do "campo da fé", mas admite ter feito obras no entorno para facilitar o acesso das pessoas.

No Twitter, o prefeito do Rio afirmou: "Conversei com Dom Orani e com papa Francisco essa noite sobre a ideia de transformarmos o "campo da fé" em Guaratiba em um bairro popular. O fato é que a Igreja investiu muitos recursos ali e isso não poderia ser desperdiçado. Só os donos da área se beneficiariam".

Ainda segundo Paes, a prefeitura vai desapropriar a área pela via judicial e vai fazer concurso público para a criação de um bairro popular. "O papa ficou muito feliz. Além de tudo, é uma região da cidade em que muitas pessoas vivem em situação inaceitável. Já fizemos ali o BRT TRANSOESTE e o bairro terá toda infraestrutura". O local deve ser chamado de "campo da fé do papa Francisco".

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário