A experiência de Moncada marcou a história de todo um continente, refletiu na história da humanidade e segue até hoje sendo trilhada pelo povo cubano.
“O Moncada nos ensinou a converter os reveses em vitórias. Não foi a única amarga prova da adversidade, mas já nada pode conter a luta vitoriosa de nosso povo. Trincheiras de ideias foram mais poderosas que trincheiras de pedras. Mostrou-nos o valor de uma doutrina, a força das ideias e nos deixou a lição permanente da perseverança e a perseverança nos propósitos justos. Nossos mortos heroicos não caíram em vão. Eles mostraram o dever de seguir adiante, eles acenderam nas almas a inspiração inextinguível, eles nos acompanharam nos cárceres e no desterro, eles combateram junto conosco durante toda a guerra. Vemos que renascem nas novas gerações que crescem ao calor fraternal e humano da Revolução”. (Fidel Castro. Ato central em comemoração do XX aniversário do ataque ao Quartel Moncada, 26 de julho de 1973).
"Instruí-vos, porque precisamos da vossa inteligência. Agitai-vos, porque precisamos do vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque carecemos de toda a vossa força". (Palavra de ordem da revista L'Ordine Nuovo, que teve Gramsci entre seus fundadores)
"Há instantes em que somos senhores do nosso destino." (Shakespeare)
"Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar." (Bertolt Brecht)
Pesquisar neste blog
Com a revolução, rumo ao socialismo!!!
Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança
Os que lutam
"Há homens que lutam um dia e são bons, Há outros que lutam um ano e são melhores, Há os que lutam muitos anos e são muito bons, Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis." (Bertolt Brecht)
"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." (Karl Marx)
Nenhum comentário:
Postar um comentário