segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Caio Prado Junior - exposição virtual

Lançada uma versão virtual da exposição "O Centenário de Caio Prado Junior no Acervo da Biblioteca Nacional", que foi exibida entre 19 de abril e 15 de maio de 2007, como parte do evento comemorativo dos 100 anos de nascimento desse que foi um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX.
A mostra virtual é dividida em três seções: “Ativista”, “Historiador” e “Publicista e Editor”. A primeira trata da trajetória política do intelectual, marcada pela militância na Aliança Nacional Libertadora (ANL) e no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Já a seção “Historiador” aborda o caráter original do pensamento do pesquisador, expresso em uma de suas teses mais famosas, a do “sentido da colonização”, presente no livro clássico Formação do Brasil Contemporâneo.
Caio Prado foi o primeiro intelectual a lançar mão das teorias marxistas no estudo da história do Brasil e sua obra é uma das principais referências da historiografia brasileira. Nas palavras de Francisco Iglesias, seus livros sobre a história do Brasil colocam-no “entre os maiores historiadores brasileiros de todos os tempos, um dos mais importantes de hoje. Deu uma contribuição definitiva para melhor conhecer e pensar o Brasil, que ele tanto conhece e sobre o qual tão serena e severamente pensou, muito acrescentando ao já sabido: um inovador, um ponderável cientista social.”
A vida e a obra de Caio Prado Junior, ativista político, editor e autor de extensa bibliografia, não se esgotam nessa pequena exposição. Através dela, os visitantes virtuais da Biblioteca Nacional podem conhecer o seu legado, que tanto contribuiu, e ainda contribui, para a compreensão da realidade do Brasil contemporâneo.


Para acessar a exposição clique no link abaixo:

http://www.bn.br/site/pages/visitavirtual/caioprado/index.htm

#########

Nenhum comentário:

Postar um comentário