segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Museu Afro Brasil disponibiliza digitalmente obras de seu acervo em pareceria com Google Cultural Institute

Mais de 100 obras da coleção do Museu Afro Brasil já podem se acessadas via web devido a uma parceria do Museu com o Google Cultural Institute. A ferramente utilizada pelo Google para tal proesa é o Street View, onde o visitande poderá movimentar-se dentro do museu, fazendo um passei virtual, capturando informações das obras de seu interesse. As imagens que compoem a exposição virtual foram capturadas através de um equipamento chamado “trolley”, especialmente desenvolvido para o Street View, que faz uma captura de 360 graus das imagens.


Algumas exposições temporárias, que já estiveram em exibição, passaram por uma curadoria especial, para serem disponibilizadas virtualmente, como por exemplo a exposição “Espírito da África – Os reis africanos” que exibe fotografias de Alfred Weidinger, fotógrafo austríaco especializado em África, que buscou os remanescentes das monarquias dos maiores reinados africanos. Outra exposição disponível virtualmente é “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, composta por objetos de ofícios urbanos e rurais, muitos deles usados em fazendas e engenhos de açúcar, formando um conjunto que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil, como mesas de lapidação, moendas de milho, forjas de ferreiro, prensas de folha de tabaco e outros objetos dos séculos XVIII e XIX

Os visitantes poderão navegar por aproximadamente 10 mil m2 de área expositiva, especialmente as dedicadas às exposições temporárias e à exposição de longa duração. O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera. O Museu possui um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.
Para acessar o Museu Afro Brasil virtual, clique aqui.
 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

EM 21 DE JANEIRO DE 1924 FALECIA O GRANDE LÍDER DA REVOLUÇÃO RUSSA - 92 ANOS DA MORTE DE LENIN



"A INSCRIÇÃO INVENCÍVEL
No tempo da Guerra Mundial
Em uma cela da prisão italiana de San Carlo
Cheia de soldados aprisionados, de bêbados e ladrões
Um soldado socialista riscou na parede com um estilete:
VIVA LENIN!
Bem alto na cela meio escura, pouco visível, mas
Escrito com letras imensas.
Quando os guardas viram, enviaram um pintor com um balde de cal
Que com um pincel de cabo longo cobriu a inscrição ameaçadora
Mas, como ele apenas acompanhou os traços com a cal
Via-se agora em letras brancas, no alto da cela:
VIVA LENIN!
Somente um segundo pintor cobriu tudo com pincel largo
De modo que durante horas desapareceu, mas pela manhã
Quando a cal secou, destacou-se novamente a inscrição
VIVA LENIN!
Então enviaram os guardas um pedreiro com uma faca para eliminar a inscrição.
E ele raspou letra por letra, durante uma hora
E quanto terminou, lá estava no alto da cela, incolor
Mas gravada fundo na parede, a inscrição invencível:
VIVA LENIN!
Agora derrubem a parede! disse o soldado."
BERTOLD BRECHT

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Cultura para principiantes - ANTONIO GRAMSCI






Un documental animado sobre ANTONIO GRAMSCI basado en el libro GRAMSCI PARA PRINCIPIANTES, de   Nestor Kohan. (sólo hay un detalle microscópico a corregir, Gramsci nunca llegó a trabajar en la FIAT, aunque sí participó de los concejos obreros). Es cortito, dura 12 minutos.

LINK DEL VÍDEO:


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Para download: "Los Cuadernos de Pensamiento Crítico Latinoamericano"

Textos de pensamiento crítico: "José Carlos Mariátegui y lo original latinoamericano" (Miguel Mazzeo Editor)



LINK PARA DOWNLOAD:

Los Cuadernos de Pensamiento Crítico Latinoamericano son una iniciativa del Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe de la Universidad de Buenos Aires, encaminada a recuperar figuras significativas del pensamiento crítico que han influido de modo sustantivo en la reflexión sobre los dilemas latinoamericanos.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Entrevista da historiadora Anita Prestes à Rádio CBN Santos

Por ocasião do lançamento do livro "Luiz Carlos Prestes; um comunista brasileiro" (Boitempo Editorial, 2015), em 14 de janeiro, no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos.

Ouça a entrevista clicando no link abaixo:

Anita Prestes no Sindicato dos Metalúrgicos de Santos. 14/01/2016.

Ellen Meiksins Wood: su fallecimiento.

Por Atilio Boron

En estos tiempos de oscuridad pocas noticias podrían haber sido peores que el fallecimiento, el 14 de este mes de Enero de 2016, de Ellen Meiksins Wood. Nacida en Nueva York, el 12 de Abril de 1942, hija de un matrimonio de judíos marxistas que huyeron de la ocupada Letonia para refugiarse en esa ciudad, Ellen se convirtió con el paso del tiempo en una de las figuras más deslumbrantes del marxismo contemporáneo. Inició sus estudios en la Universidad de California/Berkeley, donde obtuvo su bachillerato con orientación en Lenguas Eslavas. Poco después iniciaría sus estudios graduados en la misma universidad, pero en la sede de Los Ángeles, de donde egresaría con su doctorado en ciencia política en el año 1970. Durante unos treinta años fue profesora de Teoría Política en la Univeridad de York, en Toronto, Canadá. Formó innumerables discípulos e incursionó en los más diversos campos de las ciencias sociales. Como buena marxista no reconocía las fronteras disciplinarias propias del pensamiento burgués, que dividen la economía, la sociología, la ciencia política, la historia y la cultura como áreas de conocimiento compartimentalizadas que reproducen la fragmentación propia del sentido común de la burguesía. En su obra, historia y presente; economía y política; sociedad y cultura están indisolublemente entrelazadas, y sólo a los efectos analíticos podían, en un primer paso del conocimiento, ser separadas para luego, en un segundo momento, ser nuevamente integradas en una totalidad dialéctica en permanente movimiento. Fue una de las más aguda críticas del posmodernismo y el posmarxismo, denunciando el carácter insanablemente conservador de esas modas intelectuales que tanto daño han hecho, siempre complacientes con el capitalismo, con la pseudo democracia burguesa y el imperialismo. Sus críticas al nuevo revisionismo, ese marxismo descafeinado sin lucha de clases y sin imperialismo, son un fecundo modelo de trabajo intelectual por su rigurosidad y también por su rara capacidad para realizarlo sin apelar al lenguaje esotérico y rebuscado que, desgraciadamente, aún se encuentra en muchos pensadores de izquierda. Sus escritos sobre la filosofía política y la formación del pensamiento burgués son pequeñas joyas, al igual que sus reflexiones sobre el imperialismo y la democracia. El suyo era un pensamiento profundo, incisivo como pocos, invariablemente situado en las polémicas de nuestro tiempo y dicho en un lenguaje terso y llano. No escribía para polemizar con los extravíos de algunos colegas ni perdía su tiempo en estériles debates escolásticos sino que lo hacía sino para ayudar a los oprimidos y explotados a comprender como era el mundo, y cómo se lo podía cambiar. No era una “marxóloga” que se regodeaba en el sutil manejo de las categorías teóricas de Marx desde el encierro de una torre de marfil, sino una marxista militante, sin respiro, que escribía sin cesar, creaba o participaba en proyectos culturales (como la Monthly Review, por ejemplo) y colaboraba permanentemente con las fuerzas de izquierda en Canadá, Estados Unidos y en Europa, donde estuviera. Su inmensa estatura intelectual –plasmada en los brillantes libros y ensayos que nos legara- se agigantaba por su don de gentes, su modestia y la sencillez de su trato, en las antípodas de tantos intelectuales que por comparación con Ellen son insignes pigmeos pero que transitan por el mundo con aires de perdonavidas y haciendo gala de una insoportable arrogancia. Tuve la inmensa fortuna de ser su amigo, de visitarla en Nueva York y Londres, y de que aceptara una invitación a visitar la Argentina, a comienzos de siglo, ocasión en que pronunció varias conferencias públicas en la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires y en CLACSO. También de que colaborara con un artículo para una compilación que junto con Javier Amadeo y Sabrina González hiciéramos hace ya diez años: La Teoría Marxista Hoy.  Ellen se avino a participar en ese emprendimiento cuyo objetivo era relevar la situación de la teoría marxista en sus distintas manifestaciones y especialidades. (El libro puede ser descargado gratuitamente desde este blog). A modo de homenaje a esta enorme intelectual marxista, ganadora del Premio Isaac Deutscher y autora de textos tan brillantes como necesarios para nuestra lucha es que reproduzco a continuación el artículo que escribiera para la obra colectiva arriba mencionada, en donde anuda algunas de sus tesis centrales sobre la incompatibilidad de la democracia con el capitalismo en el marco del imperialismo contemporáneo. ¡Gracias Ellen, por todo lo que nos has dado, por el conocimiento que nos has aportado y por haber sido como fuiste!

62 bilionários têm patrimônio igual ao de 3,6 bilhões mais pobres, diz ONG


Um seleto grupo de 62 bilionários, entre eles os brasileiros Jorge Paulo Lemann e Joseph Safra, tinha um patrimônio conjunto estimado em US$ 1,762 trilhão em 2015, segundo a revista "Forbes".

Essa é a riqueza que os 3,6 bilhões mais pobres do planeta -a metade da população do mundo- dividiam conjuntamente em 2015, de acordo com estudo que a organização não governamental Oxfam vai apresentar na quarta (20) no Fórum Econômico Mundial de Davos.

O estudo, que se baseia no levantamento anual da riqueza internacional feita pelo banco Credit Suisse, mostra ainda que a desigualdade se aprofundou nos últimos anos. Em 2010, eram 388 os bilionários que tinham o equivalente à soma do patrimônio da metade da população mais pobre do mundo. O grupo foi reduzido para 177 em 2011; 92 em 2013; e 80 pessoas em 2014.

Desde 2010, a riqueza conjunta da metade mais pobre da população mundial encolheu em US$ 1 trilhão. No mesmo período, o patrimônio dessas 62 pessoas mais ricas cresceu em US$ 500 milhões e a população mundial aumentou em 400 milhões de pessoas, segundo o estudo.

No ano passado, a Oxfam advertiu em Davos que o 1% mais rico da população mundial passaria a ter mais que os 99% restantes da população. A organização vai mostrar que isso ocorreu ainda em 2015.

Segundo Katia Maia, representante da Oxfam no Brasil, a estrutura tributária global é um dos fatores que aumentam a desigualdade. Ela afirma que a camada mais rica tem acesso às menores alíquotas de impostos, além de poderem se beneficiar de paraísos fiscais, enquanto os pobres são submetidos a taxações elevadas. A Oxfam vai defender em Davos o fim dos paraísos fiscais, argumentando que eles abrigam US$ 7,6 trilhões -3% dos US$ 250,1 trilhões da riqueza mundial, segundo o Credit Suisse.


"Na raça, contra o racismo!"

Samba do Bloco Revolucionário do Proletariado Comuna Que Pariu! para o Carnaval de 2016.

Desfile do Comuna: Segunda-feira, 8 de fevereiro às 15:00-20:00, Rua Alcindo Guanabara, Cinelândia, Rio de Janeiro.

Curtam a página do Comuna no Facebook e fiquem por dentro das novidades!

Vamos espalhar por todos os cantos o samba-militância contra a opressão aos negros da classe trabalhadora!



Ouça aqui o samba "Na raça, contra o racismo!":

Segue a letra do samba:

"Na raça, contra o racismo!"
(Marina Iris, Nina Rosa, Manu da Cuíca, Victor Neves e Rafael Maieiro)

Nosso samba é na raça, quizomba, arruaça
Catando latinha no canto da praça
Mordendo mordaça
No cativeiro, no porão
No convés, na remoção
Adivinhaí quem chegou
Na praia escravizado (de 474)
Adivinha a carne mais barata do mercado
Diz quem foi o braço desse Estado
E ainda é... resistência popular!

Valeu, Zumbi e Minervino
De Cláudia a Claudino
Rafael Braga, Solano e Quelé
Quilombando na Maré

A fibra é África, fábrica, pátria alguma
Barco no fundo do mar mais azul do mundo
Nosso samba é raça na luta de classe
Escancara sem disfarce
Você notou que esses versos têm cor?
É cor do negro trabalhador!

Comuna... é nóiz
Batucada da Maluca mostra os dentes
Finca o pé, levanta a voz
Cadê o Amarildo? Presente!


 

domingo, 17 de janeiro de 2016

Os EUA são uma democracia?*

Por António Santos

Abraham Lincoln definiu a democracia como: «o governo do povo, pelo povo e para o povo». Mas uma análise séria do exercício do poder nos EUA indica que se trata de um governo «dos ricos, pelos ricos e para os ricos». E isso não se chama democracia, mas «plutocracia».

Responda rápido. Sim ou não? O que é que não entende? Ou é uma democracia não é! Não compreende? Então deixe-me explicar-lhe a origem etimológica do termo: democracia é o «poder do povo». Simples não é? Ou todo o povo pode escolher os seus líderes em condições de igualdade e liberdade, ou não pode. Sim, é verdade que nos EUA mais de 12 milhões de pessoas estão privados desse direito por serem imigrantes ilegais, mas os cidadãos podem votar. Claro que o resultado dessas eleições depende de campanhas de centenas de milhões de dólares doados directamente pelos homens mais ricos do país… mas no fim ganha quem tiver mais votos. Não necessariamente, é certo, porque, como já aconteceu na corrida entre Bush e Gore, o Supremo Tribunal pode dar a presidência ao candidato menos votado, mesmo que meio milhão de votos o separem do vencedor. Mas pelo menos os cidadãos não são violentamente reprimidos pelo Estado, excepto, evidentemente, se esses cidadãos forem afro-americanos.

Quiçá um estudo, publicado em 2014 pela Universidade de Princeton, nos EUA, possa contribuir para o debate: durante vinte anos, os prestigiados professores Martin Gilens e Benjamin Page procuraram saber se o regime dos EUA respeita o conceito de democracia. No âmbito deste estudo, os académicos levaram a cabo uma curiosa experiência social: perguntaram a duas mil pessoas de diferentes extractos sociais se concordavam com um conjunto de propostas políticas em debate na sociedade estado-unidense. E eis a conclusão: só as propostas políticas que agradaram aos entrevistados mais ricos é que foram executadas pelo governo. Pelo contrário, apenas 18 por cento das propostas preferidas dos entrevistados de classe trabalhadora é que se transformaram em políticas públicas. Segundo os dois estudiosos, «as políticas públicas estão dominadas por poderosas organizações empresariais e por um pequeno número de magnatas americanos, pelo que a ideia de a América ser uma sociedade democrática está seriamente comprometida».

As conclusões dos investigadores permitem, pelo menos, demonstrar que os EUA não se enquadram na definição democrática de Abraham Lincoln: «o governo do povo, pelo povo e para o povo». Não só mais de metade dos congressistas são milionários como estes representantes dependem dos 0,4 por cento mais ricos da população, que financiam o grosso das campanhas eleitorais no âmbito de actividades legais de lobby. 

Democracias e plutocracias 


Como Lincoln, Jean-Jacques Rousseau, outro fundador do conceito moderno de democracia, tampouco definiu exclusivamente democracia como o cumprimento de formalidades eleitorais. Inversamente, Rousseau defendia que o regime democrático não é compatível com sociedades em que uma minoria seja muito rica e uma ampla maioria viva na pobreza. Escrevendo sobre o parlamentarismo inglês do séc. XVIII, Rousseau acusa: «os ingleses acham-se livres porque votam de xis em xis anos para eleger os seus representantes, mas esquecem-se de que no dia seguinte a terem votado, são tão escravos como no dia anterior à votação». Para Rousseau, não é possível delegar a soberania e a representatividade numa sociedade de classes antagónicas. Ou seja, um patrão não pode representar os interesses de um trabalhador como o opressor não pode representar o oprimido. Para o filósofo francês, a democracia seria irrealizável até à construção de uma sociedade sem classes sociais.

Neste sentido todas as sociedades modernas representam ditaduras de uma classe social sobre outra classe social, pelo que a democraticidade não é nunca absoluta e só pode ser apreciada na medida relativa das suas limitações. Regressando aos EUA, devemo-nos portanto questionar quão democrático é o acesso à cultura, à habitação, à saúde e à educação naquele país? E, mais ainda, quão democrática é a economia ou o funcionamento das empresas?

Mas não fujamos à questão: saber se os EUA é ou não uma democracia. Lénine faz uma pergunta bem mais premente: democracia para quem? Isto porque um governo «dos ricos, pelos ricos e para os ricos» não se chama democracia, mas «plutocracia».


Então? Democracia ou ditadura? Ainda não sabe? Recuemos a Péricles, porventura o autor da mais antiga das definições de democracia: para o filósofo grego, para uma democracia ser verdadeira deve cumprir três critérios: em primeiro lugar, o regime democrático deve ser autóctone, não podendo ser importado ou copiado; em segundo lugar, a democracia deve servir sempre os interesses económicos da maioria da população; finalmente, a democracia deve obedecer a leis justas e iguais para todos. E contudo, na Grécia Antiga os escravos, os escravos libertados e as mulheres não tinham quaisquer direitos políticos, confinando a democracia a 20 por cento da população. Agora diga-me: a Grécia Antiga era uma democracia? Sim ou não? Responda rápido.

Acabou o tempo.


*Este artigo foi publicado no “Avante!” nº 2198, 14.01.2016

FONTE: ODiario.Info

Impeachment e Dilma: coisas indefensáveis

Por João Batista Damasceno

Além da falta de regulamentação das concessões públicas de comunicação, desde a redemocratização não se tem notícia de tamanha censura nos meios controlados pelo governo

Rio - Depois da continuidade da política neoliberal, dos benefícios aos banqueiros, da supressão de direitos de trabalhadores, do atolamento no esquema instituído em governos anteriores para apropriação de dinheiro público, de apoio a governos locais contrários aos interesses da sociedade, do patrocínio da cartolagem do desporto de competição, do apoio a remoções de pobres em benefício da especulação imobiliária, o impeachment da presidente Dilma somente não é defensável porque da sucessão podem resultar maiores prejuízos. Tanto a presidente Dilma quanto o seu antecessor, ex-presidente Lula, frustraram as expectativas dos depositantes de esperança, de primeira hora, num governo comprometido com a ética republicana e com os interesses das camadas populares.


Além da falta de regulamentação das concessões públicas de comunicação, desde a redemocratização não se tem notícia de tamanha censura nos meios controlados pelo governo. O programa de debate ‘Espaço Público’, que era exibido pela TVE, com a apresentação da jornalista Lucia Leme, por suscitar debates, foi censurado, eliminado da grade e em seu lugar reprisado, ironicamente, o ‘Sem Censura’. Até a Rádio Pulga, criada pelos alunos do IFCS/UFRJ em meados dos anos 80, como meio de aprendizagem e exercício de comunicação social, foi fechada no governo Dilma, pela Polícia Federal, a exemplo de outras.


Na semana passada um ato de censura na TV Brasil foi estarrecedor. Alberto Dinis, o decano do jornalismo brasileiro, foi surpreendido pela intervenção da direção da Empresa Brasileira de Comunicação, a EBC, no ‘Observatório da Imprensa’, suspendendo a exibição de entrevista com a historiadora Anita Prestes, no dia 7. Foi a primeira intervenção no programa ‘Observatório da Imprensa’ em 18 anos, sob o pretexto de que outro programa da emissora já apresentara uma entrevista com a professora. Se a censura tivesse sido antes da gravação do programa teria sido à professora. Foi depois e certamente decorreu do conteúdo por ela exposto.


Trata-se de cerceamento extremamente preocupante em momento no qual se anseia por diversidade e pluralidade de conteúdo nos meios de comunicação. O impeachment é indefensável. Mas um governo que censura a liberdade de expressão também não merece defesa.


João Batista Damasceno é Doutor em Ciência Política e juiz de Direito.

FONTE: O Dia



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Entrevista: “Ensinar para a prova não é o mesmo que educar”

Para o pesquisador Luiz Carlos de Freitas, o desejo de fazer avaliações em grande escala é fomentado por políticas que querem testar e castigar às escolas e profissionais que ali trabalham. “É um erro pensar que os professores e professoras não sabem os problemas que afetam o rendimento de seus estudantes e sua escola, e que uma avaliação externa os levaria a esse conhecimento”

Foto: Antoninho Perri
Para discutir as formas vigentes de avaliação da educação pública e as implicações da aplicação de provas padronizadas para a medição da qualidade do ensino, a CLADE conversou com Luiz Carlos de Freitas, pesquisador e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na conversa, ele critica esse tipo de avaliação e defende a construção de um modelo alternativo, baseado na responsabilização participativa e no protagonismo de um conjunto de atores de cada centro educativo, que desenvolva um coletivo atuante com instrumentos e condições de promover a qualidade escolar. “Para isso, é preciso acreditar, confiar nestes atores, o que não pode existir na responsabilização verticalizada. Na contramão desta política, a responsabilização verticalizada tem por finalidade estabelecer metas inatingíveis nas condições existentes, para destruir a escola pública convertendo-a em mercado”, afirma.
Leia a entrevista completa a seguir.
Qual a importância da avaliação como forma de diagnóstico para o desempenho de estudantes, docentes e centros educativos? Qual deveria ser sua finalidade e melhor uso?
Luiz Carlos Freitas - As avaliações mais relevantes são aquelas que os próprios docentes realizam no interior de suas salas diretamente com seus estudantes. Ao nível da escola, conselhos devem avaliar o dia a dia da escola e propor caminhos. Fora da escola, as chamadas avaliações de larga escala, devem ser destinadas a apoiar a política pública.
A ênfase deve ser dada nos dois primeiros tipos: sala de aula e coletivo da escola. As demais, usadas para apoiar as políticas públicas, devem ser apenas amostrais e não precisam ser avaliações censitárias. É um engano achar que os professores não conhecem os problemas que afetam o desempenho dos seus estudantes e da sua escola, e que uma avaliação externa levaria a ele tal conhecimento. Os professores são os que estão mais próximos do aluno e da realidade da escola. Não falta informação sobre os alunos, faltam condições para lidar com as informações.
O desejo de fazer avaliações censitárias de larga escala é fomentado pelas políticas de responsabilização que querem testar e punir as escolas e seus profissionais. Internalizam a competição nas escolas, aderindo às teorias de organização empresariais. Elas recusam a avaliação amostral porque essa não atende ao objetivo de controlar as escolas. É por isso que têm sido usadas equivocadamente as avaliações de larga escala censitárias. A melhoria da qualidade das escolas não deve ser um processo imposto de fora para dentro, por meio da pressão de avaliações censitárias, mas sim, deve ser um processo que mobilize desde dentro as forças positivas da escola para a construção da sua qualidade.
Qual a sua opinião sobre as avaliações educativas padronizadas, como a Prova Brasil, em nosso país, e o PISA, no nível internacional, como forma de medição da qualidade educativa? Quais são as eventuais fortalezas e debilidades desse tipo de prova?
Freitas - Como já disse, não vejo necessidade de avaliações censitárias como a Prova Brasil e dezenas de outras usadas em estados e municípios. Para efeitos de apoiar a política pública, bastam avaliações amostrais. As avaliações padronizadas acreditam que, se a média dos testes aumenta, então a qualidade da escola melhorou. Mas, isso não é automático. Antes de avaliar, precisamos definir o que entendemos por boa educação e isso certamente é mais do que aumentar médias em testes de algumas disciplinas. No caso do PISA, é mais complicado, pois ele pretende ser uma avaliação entre nações e não possui metodologia adequada para tal. A TRI (Teoria de Resposta ao Item) pode tornar os países comparáveis “tecnicamente”, mas não fornece as “explicações” necessárias para se poder entender as diferenças entre as nações, que envolvem aspectos culturais, socioeconômicos entre outros. É um ranking enganoso.
Alguns movimentos de estudantes e docentes em Chile, México e Brasil, têm ido às ruas para protestar contra a falta de participação e a aplicação de avaliações escolares padronizadas, obrigatórias para estudantes e docentes, por considerar que esse tipo de prova pode trazer efeitos negativos, como a pressão excessiva sobre o magistério e as/os discentes, e a segregação entre estudantes e escolas. O que o senhor pensa sobre essas lutas e os argumentos que as embasam?
Freitas - Os efeitos nefastos dos testes estão documentados na literatura e parece que só há uma forma de conter estas políticas: ir para a rua. Porém, a questão é menos o uso de testes, os quais podem ser usados de forma adequada, e mais rejeitar o modelo de responsabilização verticalizada baseado em pressão que acompanha os testes. A avaliação foi sequestrada pela teoria das organizações empresariais. Precisamos construir um modelo alternativo, baseado em responsabilização participativa, que se apoie no conjunto dos atores da escola e desenvolva um coletivo atuante no interior da escola, que crie instrumentos e condições de promover a qualidade da escola. Para isso, é preciso acreditar, confiar nestes atores, o que não pode existir na responsabilização verticalizada. Na contramão desta política, a responsabilização verticalizada tem por finalidade estabelecer metas inatingíveis nas condições existentes, para destruir a escola pública convertendo-a em mercado.
Pode-se dizer que as avaliações padronizadas estão a serviço de um projeto educativo que visa à homogeneidade dos contextos escolares, em prejuízo do acolhimento e da tolerância à diversidade e à diferença? Por quê?
Freitas - A tese dos reformadores empresariais exige padronização. Sem essa, não há como estabelecer formas de controle sobre a escola. Em vários países, esse processo se inicia com a propositura de uma base nacional comum obrigatória, da qual se deduz um subsistema de controle baseado em avaliação, um subsistema de controle da formação de professores e um subsistema de controle da produção de materiais didáticos e sistemas de ensino pré-fabricados. Dada a importância da gestão para estas teorias, desenvolve-se um modelo de incorporação da gestão privada na escola pública, através da terceirização de gestão por concessão. Nesse processo de padronização, é claro que as diferenças culturais e as especificidades acabam sendo secundarizadas, pois o que não é padronizável (o diferente) tende a ficar fora das avaliações de larga escala, e o que não cai no exame perde importância para as escolas e gestores.
Quais poderiam ser, em sua opinião, modelos de avaliação mais adequados para medir a qualidade educativa? Por quê?
Freitas - Entendo que os processos de avaliação participativos são mais adequados, pois estão mais enraizados nos problemas da própria escola. Eles devem apontar para uma negociação entre as escolas, seus profissionais e o poder público. Aos primeiros, cabe indicar as possibilidades de melhoria e as condições que seriam facilitadoras. Ao segundo, caberia propiciar estas condições e monitorar resultados acordados a partir de um conjunto de indicadores variados. A escola tem que ser vista como um organismo que se expande em várias direções (dimensões), e não apenas em uma: a melhoria da média do desempenho dos alunos. Se é reduzida a esta última, ocorre um estreitamento curricular danoso para a formação dos estudantes e a escola acaba ensinando para o teste. As médias podem até subir, mas ensinar para o teste não é o mesmo que educar. Este é o grande engano produzido pelas políticas de responsabilização verticalizadas.
De que forma professores/as e estudantes poderiam e/ou deveriam ser consultadas/os e mais atuantes nos processos de avaliação a que são submetidas/os?
Freitas - Eles deveriam participar da construção de processos de avaliação alojados no próprio interior das suas escolas. Fora delas, uma avaliação de larga escala amostral, apoiaria as políticas públicas. A outra forma de atuação diz respeito a construir uma frente contra avaliações de larga escala censitárias, para conduzir um boicote nacional a estas avaliações, como aconteceu recentemente nos Estados Unidos e que motivou cerca de 500 mil pais a impedirem seus filhos de participar de avaliações de larga escala com propósitos de responsabilização verticalizada.

Discurso "Palavras aos Intelectuais" de Fidel Castro - Junho de 1961


Discurso de Fidel que assentou as bases da Política Cultural da Revolução Cubana

Reunión con los intelectuales cubanos, Fidel Castro Ruz, Biblioteca Nacional, Junio 1961


Intervención especial de Fidel Castro Ruz, Primer Ministro del Gobierno Revolucionario y Secretario del PURSC, como conclusión de las reuniones con los intelectuales cubanos , efectuadas en la Biblioteca Nacional el 16, 23 Y 30 de junio de 1961.


Dicha Intervención es conocida comúnmente como "Palabras a los Intelectuales", sentando las bases de la llamada "Política Cultural de la Revolución Cubana".

Aparecen en la imagen Fidel Castro y Alfredo Guevara, en aquel entonces a cargo de la dirección del Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC). Se encuentran aqui las versiones taquigraficas: http://www.cuba.cu/gobierno/discursos...


Mostra de Humor de Rio das Ostras, RJ, apresenta 6 peças durante o mês

Festival começa nesta sexta-feira (15) e acontece até o dia 30.
Ingressos estão sendo vendidos a preços populares.


Começa nesta sexta-feira (15), a Mostra de Humor de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio. Seis peças serão apresentadas no Teatro Popular do município em diversas sessões até o dia 31 de janeiro. A agenda da mostra inclui espetáculos de comédia abrangendo diversos estilos e plateias, movimentado o circuito cultural da cidade durante a estação mais quente do ano.
Os ingressos para o festival já estão sendo vendidos a preços populares, a R$ 10, para idosos, estudantes e compras antecipadas; e R$ 20, para compra do ingresso na hora. Os espetáculos infantis começam às 18h e os adultos, às 20h.
Programação

Pretas Por Ter 

A peça se desenrola no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. Altair é designada para substituí-la e Marlene, inconformada, decide atrapalhar os planos da outra utilizando artimanhas e interferindo o tempo todo na aula.
Dias: 15, 16 e 17;
Horário: 20h30.

O Pintinho da Galinha
É uma comédia infanto-juvenil e conta a história de uma galinha que choca um ovo e, não querendo ter responsabilidade, coloca o ovo para outra galinha chocar. O pintinho nasce lindo, porém diferente das características da galinha-mãe, criando assim um rebuliço no galinheiro. O espetáculo pretende ampliar a discussão sobre a importância das diferenças.

Dias: 16 e 17;
Horário: 18h.

Baianidade Baiana 
É um espetáculo que fala com muito humor sobre “Por que Baiano só é homem até meio dia”, “lavagem de igreja”, “acarajé quente ou frio”, o uso comum da palavra “retado”, por que relacionam “as marcas de refrigerante como guaraná”, utilizam “porra como verbo” e outros tantos verbetes e maneirismos existentes na cultura baiana.

Dias: 22, 23 e 24;
Horário: 20h30.

Timão e Pumba
No espetáculo infantil, Timão é um suricata egoísta e ganancioso, que foi expulso de sua colônia. Seu amigo Pumba é um facóquero (espécie de javali) que não tem amigos devido ao seu "cheiro natural". Eles vivem sem preocupações na floresta, metendo-se em confusões e comendo insetos, lanche preferido dos dois. Na adaptação musical, a companhia criou novas aventuras, trazendo temas como meio ambiente, bullying e higiene. Trata da importância da amizade na resolução de problemas comuns.

Dias: 23 e 24;
Horário: 18h.

Tertuliano e Anatércia
É uma comédia que obedece a estrutura clássica da farsa. O texto conta a história de dois irmãos que vivem em uma localidade rural, em uma chácara herdada do pai. Como em toda comunidade, os boatos existem e por lá dizem que eles são ricos. Tal história ganhou força na boca do povo e, não raramente, o casal de irmãos é assediado por todo tipo de gente querendo comprar ou usurpar suas terras.

Dias: 29, 30 e 31;
Horário: 20h.

Margarida e o Espantalho
O espetáculo teatral infantil “Margarida e o Espantalho” propõe um jogo entre o real e o imaginário, destacando o poder da imaginação para o desenvolvimento das funções cognitivas dos pequenos.

Dias 29, 30 e 31;
Horário: 18h.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Vídeo da Conferência "Capitalismo dependente e classes sociais na obra de Florestan Fernandes", por Mirian Limoeiro Cardoso

Ciclo de Conferências 
O que somos e para onde vamos
Clássicos e Contemporâneos do Pensamento Crítico-Social Brasileiro
PPFH/UERJ


Palestra sobre o pensamento de Florestan Fernandes



Exposição de Frida Kahlo chega ao Rio no dia 26 de janeiro

Depois de temporada de sucesso em São Paulo, a exposição "Frida Kahlo - Conexões entre Mulheres Surrealistas no México" tem inauguração no Rio de Janeiro no dia 26 de janeiro, na Caixa Cultural Rio.

A visitação será gratuita, com distribuição de senhas na bilheteria da Caixa Cultural, de terça a domingo das 10h às 20h, e pelo www.ingresse.com.

A exposição apresenta obras de Frida Kahlo e de outras artistas nascidas ou radicadas no México, como María Izquierdo, Remedios Varo, Leonora Carrington, Rosa Rolanda, Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch, Alice Rahon, Kati Horna, Bridget Tichenor, Jacqueline Lamba, Bona de Mandiargues, Cordélia Urueta, Olga Costa e Sylvia Fein. Ao todo, serão cerca de 100 obras de 16 artistas surrealistas no México.

Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a exposição reúne 20 telas de Frida, algo inédito no Brasil. Há ainda 13 obras sobre papel, sendo nove desenhos, duas colagens e duas litografias.

Por meio da fotografia, destacam-se os trabalhos de Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch e Kati Horna. Imagens de Frida estão impregnadas ainda nas lentes de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi e em uma litografia de Diego Rivera, Nu (Frida Kahlo), 1930. 

Filmes

Além das obras, a mostra terá um espaço para exibição de filmes. A Galeria 1, no térreo da Caixa Cultural, também com entrada gratuita, exibe filmes sobre as artistas Alice Rahon, Rara Avis, Jacqueline Lamba, Leonora Carrington, Remedios Varo e Frida Kahlo.

A programação se repetirá nos mesmos horários, ao longo da exposição, com os filmes:

10h30 - Alice Rahon (2012), 64', de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)
12h - Rara Avis – Bridget Tichenor (1985), 21', de Tufic Makhlouf
12h30 - Jacqueline Lamba (2005), 120', de Fabrice Maze (Produção: Seven Doc)
15h - The Life and Times of Frida Kahlo (2005), 90', de Amy Stechler (Produção: Daylight
Films e WETA, Washington DC, in association with Latino)
17h - Leonora Carrington (2011), 107', de Dominique e Julien Ferrandou (Produção: Seven Doc)
19h - Remedios Varo (2013), 64', de Tufic Makhlouf (Produção: Seven Doc)

Serviço
Frida Kahlo - Conexões entre Mulheres Surrealistas no México
Quando: 
Abertura: 25 de janeiro de 2016, às 19h. Visitação pública: 26 de janeiro a 27 de março de 2016
Terça a domingo, das 10h às 21h
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro, Galerias 2 e 3, Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Quanto: Entrada franca, com distribuição de senhas na bilheteria da Caixa Cultural, de terça a domingo das 10h às 20h, ou no site www.ingresse.com
Mais informações: 21 3980-3815

FONTE: UOL Entretenimento  

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Para download: "Florestan Fernandes: 20 anos depois. Um exercício de memória"

Em oito capítulos, o livro traz análises da obra, da personalidade e do legado de Florestan Fernandes (1920-1995). Dentre os autores estão Heloísa Fernandes, socióloga e filha de Florestan; Gabriel Cohn, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, professor visitante na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Bernardo Ricupero, docente da USP. Um nono capítulo relata a história da aquisição da biblioteca de Florestan pela UFSCar e descreve o acervo.

O livro "Florestan Fernandes 20 Anos Depois: Um exercício de memória" foi editado em formato de livro eletrônico e pode ser baixado gratuitamente na página do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

LINK PARA DOWNLOAD:

Florestan Fernandes, 20 anos depois – um exercício de memória /organizadores: Vera Alves Cepêda, Thiago Mazucato. – São Carlos: Ideias Intelectuais e Instituições: UFSCar, 2015. 
 



terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Para download: "El asalto a la razón"(Georg Lukács)

“El Asalto a la Razón. La trayectoria del irracionalismo desde Schelling hasta Hitler”.

 "La historia de la filosofía, lo mismo que la del arte y la de la literatura no es -como creen los historiadores burgueses- la historia de las ideas filosóficas o de las personalidades que la sustentan (...) es el desenvolvimiento de la lucha de clases el que plantea los problemas a la filosofía y señala a ésta los derroteros para su solución..."

-Georg Lukács.

 LINK PARA DOWNLOAD:


 "En 1953, Georg Lukács, filósofo y marxista húngaro publicó su libro “Die Zerstörung der Vernunft”, que en castellano fue traducido con el título “El Asalto a la Razón. La trayectoria del irracionalismo desde Schelling hasta Hitler”. En este texto Lukács demuestra, de manera bastante convincente, como muchas de las escuelas filosóficas que se generaron en Alemania entre los siglos XIX y XX, y que muchas de ellas se hicieron famosas y generaron a su vez otras escuelas en muchos países, y a las que él asocia con el calificativo de “irracionalistas”, fueron preparando, lenta y concientemente, el paso a lo que sería el culmen irracional del nazismo y sus consecuencias devastadoras. En este texto Lukács no pretende, y lo aclara perfectamente, hacer creer a sus lectores que la filosofía, por sí sola, es responsable exclusiva de la llegada de Hitler al poder y de la decadencia de la sociedad alemana y mundial que permitió el paso a éste y a la locura que se generó con la Segunda Guerra. Sí pretende, y a juicio tiene razón, demostrar que los filósofos que en sus escritos y actos renegaron y atacaron por diferentes causas la razón, la idea de progreso, la ciencia y toda la herencia de la Ilustración, dando paso a filosofías cada vez más bizarras y las ideas más absurdas, tienen una cuota de responsabilidad en la relativa facilidad con la que el nazismo se instaló en la sociedad alemana. Es decir: a diferencia de lo que muchos ridículos sostienen, Lukács no pretende establecer una línea continua entre Nietszche y Spengler con Hitler, por ejemplo. Cualquier idea en este sentido es simplemente absurda y Lukács la refuta como tal. No, su hilar es más fino." (Por Darío en "El nuevo asalto a la razón". La Ciencia e sus Demonios)


Control de armas en EE.UU


Anita Prestes em Santos (SP).

LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA POLÍTICA DE LUIZ CARLOS PRESTES

 

  DIA 14 DE JANEIRO DE 2016, QUINTA-FEIRA

 

ÀS 19H

 

NO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SANTOS 

 

 AV, ANA COSTA, 55.