quarta-feira, 12 de outubro de 2022

"OLGA BENARIO PRESTES. EINE BIOGRAFISCHE ANNÄHERUNG" (Verbrecher Verlag, Berlin 2022)

Com previsão de disponibilidade para este mês de outubro de 2022, já encontra-se para pré-venda a edição alemã do livro "Olga Benario Prestes: Eine biografiische Annäherung", da historiadora Anita Leocadia Prestes, publicação da editora Verbrecher Verlag.
 
Pré-venda no site da editora: https://www.verbrecherverlag.de/book/detail/1098

Tradução livre, via Google Tradutor, da contracapa do livro:


A historiadora Anita Leocádia Prestes descreve como sua mãe, a comunista Olga Benario Prestes, lutou por seus ideais nas mais adversas circunstâncias.

Graças à abertura dos arquivos da Gestapo, Anita Prestes teve acesso a uma grande variedade de novos materiais. Ela cria uma narrativa que vai desde a entrada da jovem Olga na luta política, sua permanência na União Soviética e no Brasil, sua extradição para a Alemanha nazista em 1936 como uma mulher grávida e sua morte no centro de extermínio de Bernburg em 1942. Fora da prisão, a sogra e a cunhada de Benario lançaram uma campanha internacional para garantir sua libertação. Elas conseguiram que a filha, Anita, que nasceu na prisão, fosse morar com a avó.

Olga Benario resistiu até o fim a seus algozes e não traiu seus companheiros, mesmo sendo chantageada com a perspectiva de reencontrar a filha. A abordagem biográfica é complementada por cartas e fotos de Benario, bem como uma entrevista com a autora. 









Trecho das primeiras páginas do livro




A edição alemã é uma versão do livro “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”, publicado originalmente pela editora brasileira Boitempo em 2017, acrescida de uma entrevista com a autora, a historiadora Anita Prestes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário