terça-feira, 31 de agosto de 2021

Pedagogia do Movimento: processo histórico e chave metodológica

 Texto de Roseli Caldart.

Escrito incontornável para pensar uma educação efetivamente emancipatória, para construir matrizes formativas para além e contra aquelas circunscritas na ordem capitalista. O texto de Caldart nos chama a atenção para a importância da reflexão sobre as finalidades sociais da educação, tendo como "nosso pressuposto a reafirmação, para o nosso tempo histórico, da finalidade social da educação nos termos postos pelo processo soviético dos idos de 1917: formar lutadores e construtores! Para lutar contra tudo que nos sufoca e nos impede uma vida plena.  Para construir alternativas a uma ordem social que precisa ser transformada radicalmente em toda sua maneira de ser. Esta finalidade geral nos ajuda na leitura histórica das necessidades educativas dos sujeitos das nossas práticas (pessoas e coletivos) e a formular intencionalidades nesta direção." Ao longo do texto, Roseli Caldart nos traz reflexões fundamentais para pensar intencionalidades educativas de processos formativos de lutadores e construtores sociais, para além dos que a constituíram e a continuam produzindo, como também para ajudar na construção político-pedagógica de escolas como estas as quais temos hoje. "Na forma de sociedade em que vivemos a emancipação se realiza fundamentalmente como desalienação. Libertar-se da alienação que funda o modo de produção capitalista, e que se estende da forma histórica de trabalho que a institui para o conjunto das dimensões da vida humana, é ao mesmo tempo objetivo e condição revolucionária."

Para ler e baixar o texto "Pedagogia do Movimento: processo histórico e chave metodológica", de Roseli Salete Caldart, clique no link abaixo:

https://mst.org.br/download/pedagogia-do-movimento-processo-historico-e-chave-metodologica/


Assista também a live de Roseli Caldart, realizada nesta terça-feira, dia 31/08/2021, como atividade 8ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (8ª JURA), promovida pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | EPSJV/Fiocruz), cuja exposição tem por base o referido texto.



Download do livro "Pedagogia do Movimento Sem Terra: a escola é mais do que escola", de Roseli Caldart (Vozes, 2000):

https://ufrb.edu.br/educacaodocampocfp/images/livro-pedagogia-da-terra-mst.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário