domingo, 15 de agosto de 2021

60 ANOS DA CAMPANHA DA LEGALIDADE: A LEI E A HISTÓRIA

Evento promovido pelo Centro Acadêmico André da Rocha,  entidade representativa de estudantes de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



No dia 25 de agosto de 1961, iniciou-se a Campanha da Legalidade, movimento de massas em defesa da democracia capitaneado pelo então Governador do Estado do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que buscou assegurar a posse do Presidente João Goulart – egresso de nossa Faculdade de Direito da UFRGS.

60 anos após o histórico acontecimento, o Centro Acadêmico André da Rocha realizará evento na efeméride da Campanha, buscando aproximar diferentes perspectivas sobre o que foi um dos maiores momentos da política nacional e gaúcha no século XX.

O evento, transmitido pelo canal do YouTube do CAAR, será composto por três momentos:

- uma abertura, proferida pelo Prof. Juremir Machado, com o título “A legalidade e o golpe parlamentarista” (24/08/2021, 11h); Link: https://www.youtube.com/watch?v=LaqHx4esM2Q



- uma palestra, proferida pela Prof.ª Anita Leocádia Prestes (UFRJ) e pelo Prof. Henrique Carlos de Castro (UFRGS), com o título “A Campanha da Legalidade (1961) e o Golpe de 1964” (25/08/2021, 11h); Link: https://www.youtube.com/watch?v=nyIOBME4SLg



- e um encerramento, proferido pelo jornalista Flávio Tavares, com o título “O último movimento de massas do Século XX – depoimento direto de um participante” (26/08/2021, 11h). Link: https://www.youtube.com/watch?v=TL2cMNIt0kU.



Haverá emissão de certificados para os assistentes.

FONTE: Fanpage do CAAR





Nenhum comentário:

Postar um comentário