quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Ciro Flamarion Cardoso: um combatente pela história

Uma homenagem ao grande mestre




Nesta terça-feira (18/08), a Lei 14.038, de 2020, que regulamenta a profissão de historiador, foi publicada  no Diário Oficial da União. Nesta quarta-feira (19/08), foi comemorado o Dia do Historiador. E nesta quinta-feira (20/08), marca-se os 78 anos do historiador Ciro Flamarion Santana Cardoso, nascido em Goiânia no ano de 1942, e que faleceu em 29/06/2013.


Ciro Flamarion Santana Cardoso foi um combatente pela história, um grande, senão o maior, historiador marxista brasileiro, autor de uma vasta obra em diversas áreas do conhecimento. Outra marcante característica foi ser uma pessoa simples, generosa, um  professor sempre disponível e disposto a ajudar os estudantes que o procuravam. 


Em entrevista à revista Novos Temas, a historiadora Anita Prestes falando sobre o começo dos seus estudos de História teceu o seguinte comentário: "O Ciro Flamarion foi muito importante. Mesmo eu cursando o mestrado na UFRJ, fiz créditos na UFF com o Ciro Cardoso. Assisti a um curso de Metodologia com ele, li vários dos seus livros e admiro muito seus escritos sobre metodologia da história. Considero que ele é um dos maiores historiadores marxistas que temos no Brasil. O Ciro Cardoso me ajudou muito na elaboração da minha tese de doutorado [sobre a Coluna Prestes], que foi orientada pela [Maria] Yedda Linhares" ("Entrevista com Anita Leocadia Prestes". In:  Novos Temas, n. 7, 2012, p. 27).


Várias pessoas tiveram e têm Ciro Flamarion Cardoso como referência. É importante manter viva a sua memória e, principalmente, fazer com que as novas gerações de historiadores e professores de História tenham contato com sua extensa e importante produção acadêmica, entre as quais destaca-se o livro “Os Métodos da História”, escrito em conjunto com Héctor Pérez Brignoli. Conhecer sua importância para a ciência da história, assim como  sua atuação como professor.


Recomenda-se acessar o site Ciro Cardoso, clicando no link  https://www.cirocardoso.com/, onde se encontra depoimentos sobre ele, sua trajetória acadêmica e suas obras comentadas.


Outra importante referência para contato com a obra deste grande historiador é o dossiê "Ciro Flamarion Cardoso (1942-2013)", elaborado por marxismo21,  onde indica-se links para livros, artigos, entrevistas etc. disponíveis na internet bem como divulga alguns materiais ainda inacessíveis aos pesquisadores da web. Clique no link https://marxismo21.org/ciro-flamarion-cardoso-1942-2013/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário