sábado, 29 de agosto de 2020

Assista à entrevista de Anita Prestes na série Conversas Irredentas

Vários temas abordados: Democracia no Brasil, Capitalismo, Fascismo, Conjunturas pré-golpe de 1964 e pré-golpe de 2016, Ditadura Militar, Golpe de 2016, Getúlio Vargas, Fim da URSS, Esquerdas, Organização Popular.

Entrevista realizada neste sábado, 29/08. Anita Leocadia Prestes é filha dos legendários militantes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes e professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Nascida em uma prisão de mulheres, onde estava presa sua mãe, entregue pelo governo de Getúlio Vargas à Alemanha nazista, Anita foi militante comunista durante muitos anos, filiada ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e perseguida política da ditadura militar na década de 1970. Seus diversos livros contam a história do comunismo no Brasil, do PCB, e também de seu pai, Luiz Carlos Prestes, e de sua mãe, Olga Benario, que foi assassinada numa câmara de gás do campo de concentração de Bernburg pela Alemanha Nazista.



A série Conversas Irredentas é um programa semanal de entrevistas com guerrilheiros, ativistas, artistas e historiadores para falar sobre movimentos revolucionários da América Latina e socialismo no mundo contemporâneo. A série acontece todos os sábados por meio de transmissões ao vivo no canal de youtube Os Irredentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário