sábado, 16 de dezembro de 2017

AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO

Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Produção conjunta de Grupos de Pesquisa que assumem o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo.


Revista Germinal, v. 9, n. 3 ( set./dez. 2017)
AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO

Sumário

Editorial

AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO
André Paulo Castanha, João Carlos da Silva
1-6

Debate

CRISIS MUNDIAL, OFENSIVA CAPITALISTA Y EL PAPEL DE LOS PUEBLOS DE NUESTRAMÉRICA
Julio Cesar Gambina
7-19

EBOLIÇÃO FRENTE AO AJUSTE NA ARGENTINA: A cleptocracia desafiada
Claudio Katz
20-28

A GRAMÁTICA DO CHAVISMO: ENTRE A PULSÃO SOCIALISTA E O REDENTORISMO POPULAR. NOTAS DE INVESTIGAÇÃO
Ramon Casanova Mattera
29-45

AMÉRICA LATINA À ESPERA PELO GRITO DOS LIVRES
Paulino José Orso
46-58

Artigos

FIDEL CASTRO: ALGUMAS DE SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA AS INCONCLUSAS LUTAS PELA EMANCIPAÇÃO DE NOSSA AMÉRICA
Luis Suárez Salazar
59-81

MECANISMOS INSTITUCIONAIS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E BARREIRAS ESTRUTURAIS: O CASO DO EQUADOR
Agatha Justen Gonçalves Ribeiro, Claudio Roberto Marques Gurgel
82-100

¿Qué cambios se pueden desatar con la implementación del Acuerdo de Paz en Colombia?
Carolina Jimenez
101-118

Una reforma jurídico-administrativa llamada educativa: el caso de México
Guadelupe Teresinha Bertussi
119-135

A EDUCAÇÃO PARAGUAIA: QUATRO MARCOS HISTÓRICOS DECISIVOS.
Patricia Simone Roesler
136-150

CONTRIBUIÇÕES DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI ÀS ANÁLISES EM POLÍTICA EDUCACIONAL
Gilcilene Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves
151-160

Impeachment no Brasil: O governo Temer e a privatização nas universidades públicas brasileiras
Julio Carlos Figueiredo
161-181

COUP D'ÉTAT E EXCLUSIVISMO POLÍTICO-EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DA MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016.
Marcelo Lira SILVA
182-210

Paradigmas positivistas nas reformas educacionais do (des)governo Temer: Do Escola sem partido ao Novo Ensino Médio
Renan Dos Santos Sperandio, Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz
211-219

TRABALHO E PRODUÇÃO ASSOCIADA EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: EXPERIÊNCIAS DE EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS
Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Edson Caetano
220-229

A PROFISSIONALIZAÇÃO IMPOSTA POR DECRETO: NOTAS SOBRE A REFORMULAÇÃO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES BRASILEIROS
José Deribaldo Gomes dos Santos
230-240

O FASCISMO EXPLICADO PELOS FILMES “A ÁRVORE DOS TAMANCOS”, “GERMINAL” E “1900”: ASCENSÃO IDEOLÓGICA NO BRASIL
Luciano Ferreira Rodrigues Filho
241-254

LÊNIN E CHE GUEVARA
Luiz Bernardo Murtinho Pericás
255-261

APONTAMENTOS SOBRE O LEGADO DA REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES, MARILSA MIRANDA DE SOUZA, MÁRCIO MARINHO MARTINS
262-275

100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA: AS LIÇÕES DA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO – NOTAS DE ESTUDOS DE OBRAS DE LENIN E KRUPSKAYA –
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
276-291

A REVOLUÇÃO RUSSA E OS DESAFIOS À PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
José Claudinei Lombardi
292-306

O TRABALHO COMO REFERÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO HOMEM SOVIÉTICO
VANDERLEI AMBONI
307-316

A PEDAGOGIA DE MAKARENKO: APROXIMAÇÕES DE UM MODELO SOCIOEDUCATIVO NA REVOLUÇÃO RUSSA
WALACE ROZA PINEL, Erlando da Silva Reses
317-324

Clássico

Dialética da Dependência
Rui Mauro Marini
325-356

Entrevista

O BRASIL, A VENEZUELA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO DA AMÉRICA LATINA E DO IMPÉRIO
Paola Claudia Carolina Estrada Camargo, João Pedro Stédile, Jorde Giordani
357-376

Resenhas

O tempo longo e a obra: exigências da história
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
377-385

Resenha: KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. Rio de Janeiro: Edições do Graal, 1977
Adriana Almeida Sales de Melo
384-390

Teses e Dissertaçoes: Resumos

Contribuição à crítica da Base Nacional Comum Curricular – a máscara do conformismo na educação do Banco Mundial
Carolina Ramos Heleno
391

DITADURA, AGRICULTURA E EDUCAÇÃO: A ESALQ/USP E A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO CAMPO BRASILEIRO (1964 A 1985)
Rodrigo Sarruge Molina 
392

MARXISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL (1922-1935): o discurso do PCB e de seus intelectuais
Aparecida Favoreto
393

OS FUNDAMENTOS ECONÔMICOS POLÍTICOS DA DEPENDÊNCIA BRASILEIRA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES À APREENSÃO DA “QUESTÃO SOCIAL”
Pedro Rafael Costa Silva
394

A reforma educacional paraguaia de 1994
Patricia Simone Roesler
395

Educação do Campo e Ensaios da Escola do Trabalho: A materialização do trabalho como princípio educativo na escola itinerante do MST Paraná
Valter de Jesus Leite
396


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