domingo, 20 de fevereiro de 2022

O Circo (1936) - Filme Soviético - Legendado, colorido e em qualidade 4K







Descrição por ComunaFlix

O Circo é um filme feito pela União Soviética em 1936 durante o governo de Josef Stalin (inclusive é seu filme preferido!) e a promugação da nova constituição, a primeira constituição anti-racista do mundo, por isso esse filme é tão especial.

O filme é uma crítica ao racismo dos EUA e Alemanha daquela época, onde os EUA eram regidos por um "regime de segregação racial" e a Alemanha pelo Nazismo.

Vale lembrar que o Nazismo só acabou na Alemanha quando os comunistas soviéticos tomaram Berlim e implementaram a "Desnazificação". Já o regime de segregação racial só "acabou" nos EUA por volta de 1970, mas nós conhecemos bem o racismo institucional dos EUA, Black Lives Matter que o diga. MAS a União Soviética em 1936 não era simplesmente "não racista", ela já era ANTI-RACISTA!

SINÓPSE: Nossa heroína é Marion Dixon, uma famosa atriz branca estadunidense. Seu número mais famoso é o "Flight to the Moon" (Voando para a Lua), a qual ela é atirada de dentro de um canhão. A carreira de Marion ia bem, até que ela teve um filho com um homem preto. De acordo com o críterio estadunidense "no blood drop" (nem uma gota de sangue), todo filho (ou neto, bisneto, etc.) de preto é considerado preto. Logo Marion estava infringindo o regime de segregação racial dos EUA misturando "raças". Então eles soltaram um notícia no jornal contando que ela teve um filho com um preto e a população perseguiu ela e seu filho, que por um milagre conseguiram fugir em um trem, sem maiores ferimentos. O filme não conta o que aconteceu com seu parceiro, mas fica subintendido que ele foi morto. Marion então encontra um empresário dentro do trem, onde ela pede ele para cuidadar dela e seu filho, e guardar seu "segredo" (que ela tem um filho preto). O empresário então os leva para fazer uma turnê mundial, começando pela União Soviética. Mas o que Marion não esperava é que ele iria usar seu "segredo" para chantagear ela. O resto da história vocês ficam sabendo vendo o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário