segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

América Latina, experiências socialistas e educação

Uma nova edição foi publicada de Germinal: marxismo e educação em debate 





Em um dos ensaios que compõe sua Defensa del marxismo(1929), José Carlos Mariátegui (1988) diz em certo momento: “enquanto o capitalismo não tiver sido destruído definitivamente, o cânone de Marx segue sendo válido”. Não por acaso este cânone e a tradiçãodaí derivada se enraizou –e segue presente –de  diferentes  formas  por  todo  o  mundo,  e  na  América  Latina  e  Caribe  deixou  uma  gama  profunda  de história, com suas expressões, mais ou menos unitárias e coerentes, em termos teóricos e políticos. Analisar essahistória  é  tarefa  fundamental  para  a  compreensão  transformadora  da  realidade  atual,  sobretudo  se consideramos o eurocentrismo, com suas fortes influências sobre o pensamento crítico no Brasil, e também se pensamos que mesmo dentro da tradição marxista aberta às experiências de luta em Nuestra América ainda falta muito a conhecer. Este número da Germinal busca contribuir um pouco neste sentido, trazendo textos que articulam a educação com a América Latina e Caribe e suas experiências socialistas. [trecho do Editorial]

Link para acessar a revista:

https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/2075


Índice

Editorial

América Latina, experiências socialistas e educação

Fernando Correa Prado, Giselle Modé Magalhães, Mario Mariano Ruiz Cardoso, Hélio da Silva Messeder Neto

1-5

Entrevista

Paulo Freire, alfabetização e lutas sociais na América Latina

Micaela Ovelar, Catherine Murphy

6-13

Debate

Partido Comunista da Venezuela (PCV): a confluência Bolívar-Marx e a revolução bolivariana

Túlio C.D. Lopes

14-29

O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947

Marta Loula Dourado Viana

30-53

O espectro de Mariátegui: história, presente e horizonte

João Rafael Chió Serra Carvalho

54-65

Violência e a práxis da psicologia: contribuições de Ignácio Martín-Baró

Mariana Lins e Silva Costa, Prof.ª Dr.ª Sonia Shima

66-86

O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular

Thiago Matias de Sousa Araújo, Amarílio Ferreira Júnior

87-108

O internacionalismo como prática pedagógica na Escola Nacional Florestan Fernandes

Fábio Tomaz Ferreira da Silva, Rosana Cebalho Fernandes

109-124

Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?

Lia Pinheiro Barbosa

125-143

Paulo Freire y la revolución cubana: paralelos y confluencias. La contribución que precisamos

Felipe de J. Pérez Cruz

144-169

Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos

Dermeval Saviani

170-176

Artigos

Os métodos de investigação e exposição em Marx e a pesquisa no campo educacional

Hedgard Rodrigues Silva, Jorge Fernando Hermida

177-195

Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848

José Salvador Almeida, FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA

196-209

Escola Única do Trabalho: a interpretação soviética de uma educação marxista

Diego Becker

210-219

Estado regulador e mercado educador: raízes burguesas da mercantilização da educação

Naara Queiroz de Melo, Melânia Mendonça Rodrigues

220-237

A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista

Paulo Henrique de Vasconcelos, Maria Cristina dos Santos

238-258

A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo

Danielle do Nascimento Rezera, Walson Lopes

259-274

As propostas "bolsolavistas" para a educação brasileira

Lucas Carneiro Costa, Caroline Duailibi Felício, Francis Dávila Souza Costa, Débora Rezende do Carmo Azevedo

275-305

Mulher, escolarização e tendências em curso

Ana Cristina Furtado Pereira, Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Priscila Semzezem

306-323

A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019

Marcos Natali, Márcia Morschbacher

324-337

Marx e o pensamento invertido: sobre a questão da contingência política

Henrique Coelho

338-355

Filosofia de direita no Brasil durante o período entre ditaduras: o Instituto Brasileiro de Filosofia e o pensamento de Miguel Reale (1949-1964)

Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves

356-371

Extensão universitária e Terceira Via: a “solidariedade” como ideologia

Raphael Carmesin Gomes, Damião Bezerra Oliveira

372-384

Clássico

O intelectual e o trabalhador

Manuel González Prada; Adriano Nascimento

385-390

América Latina: 200 anos de fatalidade

Bolívar Echeverría; Thays Fidelis

391-397

Paulo Freire em Cuba

Paulo Freire, Esther Pérez, Fernando Martínez Heredia

398-411

Resenhas

Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]

Nelma Bernardes Vieira

412-415

Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]

Maria de Fátima Rodrigues Pereira

416-419

Por uma educação crítica e participativa [Frei Betto]

Mike Ceriani de Oliveira Gomes

420-425

A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da História [Lucelma Braga]

Marcia Salete Wisniewski Schaly, Anita Helena Schlesener

426-430

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