sábado, 3 de abril de 2021

Almir Guineto como Paulo da Portela, no filme Natal da Portela, cantando o samba "Cavaleiro da Esperança"

Trecho do filme Natal da Portela, em que Almir Guineto como Paulo da Portela canta o samba "Cavaleiro da Esperança". Esse samba assinado por José Brito teve sua autoria creditada, anos mais tarde, a Paulo da Portela:



O samba foi composto para a Escola de Samba Lira do Amor, fez uma emocionante homenagem ao então senador da República Luiz Carlos Prestes, do Partido Comunista Brasileiro. Organizado pela União Geral das Escolas de Samba em prol da chamada Imprensa Popular (do jornal comunista Tribuna Popular), o desfile de escolas de samba, que reuniu cerca de 100 mil pessoas, realizou-se no dia 15 de novembro de 1946, no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Participaram as seguintes escolas de samba: Unidos de Irajá, Irmãos Unidos de Irajá, Flor de Lins, Prazer da Serrinha, Unidos de Morro Azul, Paraíso das Morenas, Império da Mocidade, Filhos do Deserto, Unidos do Castelo, Irmãos Unidos do Catete, Lira do Amor, Paz e Amor, Fique Firme, Cada Ano Sai Melhor, Corações Unidos de Jacarepaguá, Unidos da Capela, Últimos a Chegar, Unidos de Cabuçu, Unidos de Vila Rica, Império da Tijuca e Vai se Qiser.

Segundo matéria do Tribuna Popular (16/11/1946, p. 8), "foi um espetáculo magnífico que jamais será esquecido pelos cariocas". E mais, "Paulo da Portela e Mário Lago, os dois grandes compositores populares, vivamente emocionados, diziam: 'Isto é uma coisa formidável! Isto é o povo sambando com o coração! É o povo que sabe que já tem uma imprensa popular para dizer a verdade tão necessária!'".

A referida reportagem deu destaque a "uma das Escolas de Samba mais entusiasticamente aplaudidas", a Lira do Amor. De acordo com o Tribuna Popular,  "a turma de Paulo da Portela", com seus tamborins mágicos e cuícas vibrando, "surgiu defronte ao palanque da comissão julgadora, cantando um lindo samba. 

Cavaleiro da esperança

Paulo Benjamim de Oliveira (Paulo da Portela)

 Prestes, Cavaleiro da Esperança

 Foi o homem que pelo povo relutou

 Seu nome foi disputado dentro das urnas

 Oh! Carlos Prestes

 Foi bem merecida a cadeira de senador

 És o cavaleiro que sonhamos

 De ti tudo esperamos

 Com todo amor febril

 Para amenizar nossas dores

 E levar bem alto as cores

 Da bandeira do Brasil


Na narrativa jornalística, "a música das cuícas e dos tamborins e as vozes das Pastoras da 'Lira do Amor' foram abafadas por uma prolongada tempestade de aplausos". Emocionado, o "Senador do Povo", levantando os braços,  saudou, fraternalmente, a rapaziada da Lira do Amor.

"PAULO DA PORTELA ABRAÇA O SENADOR DO POVO"

Ainda segundo o jornal Tribuna Popular, "poucos minutos antes da 'Lira do amor' desfilar, Paulo da Portela, o famoso compositor popular que todo o Rio conhece, o Paulo da Portela dos grandes carnavais cariocas do passado, subiu ao palanque para dar um abraço em seu nome e no da sua Escola ao Senador Luiz Carlos Prestes. Foi um momento de grande emoção para todos os presentes. O Senador mais votado da República, retribuiu o abraço de Paulo da Portela com um outro bem forte."

SALVE O SAMBA!!! SALVE PAULO DA PORTELA!!! SALVE LUIZ CARLOS PRESTES!!! SALVE O POVO BRASILEIRO!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário