sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Há 122 anos nascia Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança

Líder da Coluna que adotou seu nome e do movimento antifascista de 1935 e dirigente máximo do Partido Comunista (PCB) durante quase quarenta anos.


A relevância da figura de Luiz Carlos Prestes na história do Brasil do século XX tornou-se indiscutível. Sua participação na vida política nacional abrangeu um período de setenta anos, o qual coincide com o "breve século XX" definido e analisado por Eric Hobsbawm. Caluniado ou silenciado pelos donos do poder enquanto viveu, após seu falecimento Prestes teve sua história falsificada por quem pretende legitimar interesses políticos que ele sempre combateu. 
[...]
A liderança de Luiz Carlos Prestes está identificada com a luta pelo socialismo e pelo comunismo no Brasil, o que se explica pela coerência revelada durante sessenta anos, desde seu Manifesto de maio de 1930* até seu falecimento, em 1990. [...] Provocou o ódio das classes dominantes e de seus "intelectuais orgânicos", uma vez que jamais abdicou dos ideais aos quais dedicou a vida.Sua ruptura em 1930 com os donos do poder foi um gesto inaceitável para as classes dominantes no Brasil, que nunca perdoariam sua opção pelos trabalhadores e, de maneira geral, pelos explorados. Eis a razão por que recorreram sempre ora às calúnias contra o líder comunista, ora o silêncio ou à falsificação de sua trajetória como forma de apagar o legado do Cavaleiro da Esperança da memória das novas gerações de brasileiros. [trechos da Apresentação do livro "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro", publicado pela Boitempo Editorial e de autoria de Anita Prestes]
* Documento em que Prestes, sem se declarar comunista, adotava o programa de uma "revolução agrária e anti-imperialista" proposto pelo PCB.

Por meio da trajetória de Luiz Carlos Prestes é possível contar uma história do Brasil que nos tem sido sonegada pelos donos do poder e seus "intelectuais orgânicos", que forjam uma "História Oficial", que, infelizmente, acaba levando à reboque setores da esquerda. Para conhecer a trajetória política de Luiz Carlos Prestes, acesse o site do Instituto Luiz Carlos Prestes, clicando AQUI, onde você encontrará uma diversidade de materiais sobre o Cavaleiro da Esperança.



LIVROS EM PDF, ACESSE CLICANDO NO LINK ABAIXO DE CADA TÍTULO:

"Luiz Carlos Prestes: patriota, revolucionário, comunista", de Anita Leocadia Prestes, Editora Expressão Popular, 2006.



"Luiz Carlos Prestes – textos resgatados do esquecimento", Anita Leocadia Prestes (Organizadora), 1ª edição, Lutas Anticapital, 2019.
https://lutasanticapital.milharal.org/files/2019/10/2019_10_prestes_final_v3.pdf



Leitura recomendada:

"Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro", de Anita Prestes, Boitempo Editorial






Nenhum comentário:

Postar um comentário