segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Educação e Emancipação Humana

GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE

v. 5, n. 1 (2013)


Sumário

EMANCIPAÇÃO HUMANA (EDITORIAL)PDF
Maria de Fátima Rodrigues Pereira1-4

Debate

MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANAPDF
Elza Margarida de Mendonça Peixoto5-28
MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO PROLETARIADOPDF
Francisco Máuri de Carvalho Freitas29-52
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADESPDF
Anita Helena Schlesener53-62
DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADEPDF
Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco63-76

Artigos

EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASILPDF
Dalmo Cavalcante de Moura, Soraya Dayanna Guimarães Santos77-87
EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARPDF
Zuleyka da Silva Duarte88-98
A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANAPDF
artur bispo santos neto99-109
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASILPDF
Carmen Cunha Rodrigues de Freitas, Leticia Bezerra de Lima, Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Claudia Lino Piccinini110-121
EDUCAÇÃO E GÊNERO (HUMANO) – MEDIAÇÕES NEGLIGENCIADASPDF
Iael de Souza122-134
EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃOPDF
Jamerson Almeida Silva, Katharine Ninive Pinto Silva135-145
A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO CAPITALISMO: QUE VALOR ESTÁ EM JOGO?PDF
Géssica Priscila Ramos146-158
FORMAÇÃO HUMANA: UMA CATEGORIA DE MÉTODO E DE OBJETO PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃOPDF
Juliana Pereira Franco de Oliveira159-164
CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941).PDF
Carlos Herold Junior165-175
OS ASPECTOS FUNDANTES DO FILME HISTÓRIA DAS COISASPDF
Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Augusto Cezar Perego Bezerra, Luiz Fernando Badaró, Yann Ferreira Roudrigues Souza176-187

Entrevista

EDUCAÇÃO e EMANCIPAÇÃOPDF
Lizia Helena Nagel188-193

Documento Clássico

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTAPDF
Karl Marx194-220

Resenhas

Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p.PDF
Maria Clariça Ribeiro Guimarães221-224
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIORPDF
Maíra Tavares Mendes225-235

Nenhum comentário:

Postar um comentário