Livro aborda experiência das Escolas Itinerantes do MST
Como deve ser a escola que atende aos interesses e ideais da classe trabalhadora do campo e da cidade? Essa é a principal questão colocada no livro "Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola", de Isabela Camini, publicada pela editora Expressão Popular.
As Escolas Itinerantes acompanham os acampamentos do MST, e não têm localidade fixa. São consideradas espaços de conhecimento, criação, socialização com base em valores democráticos, e já foram legalmente aprovadas e reconhecidas pelos Conselhos Estaduais de Educação no Rio Grande do Sul (onde sofre atualmente com uma grande perseguição política), Santa Catarina, Paraná, Goiás, Alagoas, Pernambuco e Piauí.
O processo de elaboração do livro envolveu a coleta de dados e a devida reflexão, que se efetivou sob o contexto histórico dos últimos 12 anos - período em que se concretizaram as atividades pedagógicas das Escolas Itinerantes nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
O processo de elaboração do livro envolveu a coleta de dados e a devida reflexão, que se efetivou sob o contexto histórico dos últimos 12 anos - período em que se concretizaram as atividades pedagógicas das Escolas Itinerantes nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
É a partir da preocupação sobre a atual forma da escola (um produto histórico que, apesar de disputada em seus objetivos e conteúdos pela classe trabalhadora, atende fundamentalmente aos interesses das classes dominantes) que a autora passa a discutir a experiência das Escolas Itinerantes dos acampamentos do MST.
Após situar os compromissos históricos que geraram a atual forma escolar, ela se detém à prática pedagógica desenvolvida nas Escolas Itinerantes, uma reinvenção da escola segundo os interesses das classes trabalhadoras do campo, nos limites das contradições de nossa época histórica. A autora nos mostra como essas escolas vão reconstruindo a prática pedagógica escolar através de sua estreita ligação com o meio e com a realidade vivenciada pelos estudantes.
A auto-organização dos educandos - crianças, jovens e adultos - é um dos princípais temas trabalhados pela autora no livro.
Sobre a autora
Isabela Camini é formada em Pedagogia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (RS). Tem especialização em Sociologia da Educação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Na UFRGS, realizou mestrado e doutorado em Educação. Há 18 anos, acompanha o processo de educação de filhos de Sem Terra que acompanham o MST. Ela ajudou a construir as Escolas Itinerantes e, por toda essa experiência, resolveu pesquisar, em sua tese, o processo de funcionamento, de educação e de formação dessas escolas.
Após situar os compromissos históricos que geraram a atual forma escolar, ela se detém à prática pedagógica desenvolvida nas Escolas Itinerantes, uma reinvenção da escola segundo os interesses das classes trabalhadoras do campo, nos limites das contradições de nossa época histórica. A autora nos mostra como essas escolas vão reconstruindo a prática pedagógica escolar através de sua estreita ligação com o meio e com a realidade vivenciada pelos estudantes.
A auto-organização dos educandos - crianças, jovens e adultos - é um dos princípais temas trabalhados pela autora no livro.
Sobre a autora
Isabela Camini é formada em Pedagogia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (RS). Tem especialização em Sociologia da Educação, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Na UFRGS, realizou mestrado e doutorado em Educação. Há 18 anos, acompanha o processo de educação de filhos de Sem Terra que acompanham o MST. Ela ajudou a construir as Escolas Itinerantes e, por toda essa experiência, resolveu pesquisar, em sua tese, o processo de funcionamento, de educação e de formação dessas escolas.
Para adquirir um exemplar, acesse http://www.expressaopopular.com.br/
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