sexta-feira, 28 de abril de 2023

Em maio, na Alemanha, Olga Benario Prestes será celebrada como exemplo para a resistência antifascista no presente

"Olga foi uma vítima do fascismo entre milhares de outras e que seu martírio deve servir de exemplo para que não permitamos que tais horrores se repitam" (trecho do livro "Viver é tomar partido: memórias", de Anita Prestes, Boitempo, 2019, p. 26).




Diante da chocante reaparição de movimentos neonazistas no mundo em pleno século XXI, como a versão brasileira representada pelo bolsonarismo, lembrar da resistência das lutadoras e dos lutadores antifascistas que arriscaram suas vidas ao longo da história faz parte da luta e resistência dos combatentes antifascistas de hoje para fazer a coisa certa, derrotar as forças nazifascistas.

Na segunda semana de maio, a convite da Fundação Rosa Luxemburgo e da Galeria Olga Benario, a historiadora Anita Prestes vai a Berlim, na Alemanha, cumprindo uma série de compromissos, para apresentar seu livro Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung (Olga Benario Prestes. Uma abordagem biográfica), publicado no segundo semestre do ano passado editora alemã Verbrecher Verlag. A edição alemã é uma versão do livro “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”, publicado originalmente pela editora brasileira Boitempo em 2017.

De acordo com a página da Fundação Rosa Luxemburgo, a programação é a seguinte:



♦ 8. Mai 2023

DISCUSSÃO/PALESTRA

Anita Leocádia Prestes sobre Olga Benário Prestes. 

Uma abordagem biográfica

Dia 08/05/2023, 19h00 - 21h00, no Literaturforum im Brecht-Haus (Fórum de Literatura na Casa Brecht).

Além de falar sobre o livro, a Fundação Rosa Luxemburgo destaca também que será uma ocasião junto à palestrante para celebrar o dia 8 de maio, dia da vitória das forças aliadas sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial (12939-1945) e conversar sobre a importância da história para a resistência antifascista no presente e no futuro.

O evento será transmitido ao vivo.  

A conversa decorrerá em alemão e português e com tradução simultânea.

O evento é organizado pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela editora Verbrecher Verlag, em cooperação com Literaturforum im Brecht-Haus (Fórum de Literatura na Casa Brecht)

FONTERosa Luxemburg Stiftung _ Anita Leocadia Prestes über Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung




♦ 9. Mai 2023

DISCUSSÃO/PALESTRA

Em diálogo com Anita Prestes

Sobre a vida e a resistência. Contra o esquecimento.

Dia 09/05/2023, 14h00 - 16h30, na Biblioteca da Fundação Rosa Luxemburgo

Em uma roda de conversa com Anita, a proposta é dialogar com jovens multiplicadores da educação política de esquerda sobre por que devemos lidar com essas histórias de vida. As histórias tratam de revolução, resistência, inflexibilidade, comunismo e internacionalismo.

Infelizmente, os lugares são limitados. Contato e inscrição até 2 de maio de 2023 com Lucie Matting: matting@rosalux.org. As inscrições serão confirmadas  por e-mail.

FONTEhttps://www.rosalux.de/veranstaltung/es_detail/D86GU/im-dialog-mit-anita-prestes?cHash=0a8fd6bb74119948048e76d8578ba435




♦ 10. Mai 2023

LEITURA/CONVERSA

Leia contra o esquecimento

Relembrando a queima de livros há 90 anos

Dia10/05/2023, 17h00 - 18h30, no Bebelplatz (A praça é conhecida devido aos acontecimentos ocorridos na noite de 10 de maio de 1933, onde foi o cenário de uma grande fogueira na qual foram queimados milhares de livros de alguns autores censurados pelos nazistas, como Karl Marx, Heinrich Heine e Sigmund Freud.)

“Os eventos de 1933 a 1945 deveriam ter sido travados em 1928, o mais tardar. Mais tarde já era tarde. Não se deve esperar até que a luta pela liberdade seja chamada de traição." (Erich Kästner, Sobre a queima de livros, 10 de maio de 1953)

O evento homenageará os escritores cujos livros foram queimados publicamente há 90 anos em 22 cidades universitárias alemãs - começando na atual Bebelplatz em Berlim. Na ocasião ocorrerá leitura de trechos dos referidos livros, tendo os seguintes convidados:

  • Jens-Uwe Bogadtke, ator
  • Knut Elstermann, jornalista
  • Anita Prestes, historiadora, filha de Olga Benario Prestes
  • Christian Grashof, ator
  • Gregor Gysi, membro do Bundestag
  • Tania Concha Hidalgo, política chilena
  • Beate Klarsfeld, caçadora de nazistas
  • Anna Koellner, Laura Talenti, Jakob Guhring, alunos da Ernst Busch Academy of Dramatic Arts
  • Petra Pau, vice-presidente do Bundestag alemão
  • Alejandro Soto Lacoste, músico
  • Ingo Schulze, escritor
  • Robert Stadlober, ator
  • Moderador: Gesine Loetzsch, membro do Bundestag

Foram convidamos artistas e políticos chilenos para o 50º aniversário do golpe no Chile. Entre outras coisas, será lido o Canto Geral de Pablo Neruda – um dos livros queimados em massa pela junta militar chilena.

O evento é promovido por um grupo de esquerda no Bundestag (parlamento alemão) em cooperação com a Fundação Rosa Luxemburgo.

FONTE: https://www.rosalux.de/veranstaltung/es_detail/QJOII/lesen-gegen-das-vergessen?cHash=ba40c5d6152e4b229dda7dbb22a8bbe3




♦ 11. Mai 2023

Por ocasião da estreia da peça de teatro musical ICH HEB‘ DIR DIE WELT AUS DEN ANGELN [EU VOU LEVANTAR O MUNDO PARA VOCÊ] na Neuköllner Oper e da publicação da tradução alemã de uma biografia escrita por Anita Prestes sobre sua mãe Olga Benario, a Galeria Olga Benario apresenta, desde o dia 03/11/2022, a versão atualizada da sua exposição biográfica sobre Olga, agora intitulada OLGA BENARIO – Annäherungen an eine Revolutionärin [OLGA BENARIO – Abordagens de uma revolucionária]. E no dia 11 de maio de 2023, Anita Prestes será a convidada da Galeria Olga Benario!

FONTEhttps://galerie-olga-benario.de/










Nenhum comentário:

Postar um comentário