quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Para download gratuito: Herança, Esperança e Comunismo: Luiz Carlos Prestes e o Movimento Comunista Brasileiro – Documentos (1980-1995) [pdf]

Gustavo Koszeniewski Rolim, organizador do livro lançado pela Editora Lutas anticapital, decidiu colocá-lo disponível para download gratuito, entendendo que sua circulação em PDF não compromete a venda do livro, mas,na verdade, até ajuda, uma vez que se a pessoa gosta do livro, tendo acesso, ela pode se planejar pra comprá-lo, em sua versão física. 

É só clicar como se fosse uma compra, como o preço está zerado, ele abre para o download.

https://lutasanticapital.com.br/collections/ebooks/products/heranca-esperanca-e-comunismo-luiz-carlos-prestes-e-o-movimento-comunista-brasileiro-documentos-1980-1995-pdf

Este livro, já na sua 2a edição, é uma coletânea de documentos de caráter político-partidário e demais textos de semelhante tonalidade, cujo ponto de partida é a ruptura de Luiz Carlos Prestes (1898-1990) com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1980. Em seus dez últimos anos de vida, Prestes dedicar-se-ia a esclarecer suas posições, delineadas em exílio desde meados dos anos 1970, em intenso conflito com o restante do Comitê Central do PCB.


Deste acúmulo, esforço e embate, nasceram posições teóricas e organizacionais, como a emblemática “Carta aos Comunistas”, de 1980 e o texto de Anita Prestes “A que herança devem os comunistas renunciar”, do mesmo ano. A partir de sua ruptura, estabeleceu-se intenso movimento entre seus correligionários: diversos militantes e núcleos de base, além de personalidades de destaque dentre o movimento comunista, como Gregório Bezerra e Maria Aragão lançaram-se a tarefa de disputar o PCB, retomá-lo e, posteriormente, lançar as bases para uma nova organização comunista revolucionária.


Os documentos aqui trazidos e publicados referem-se justamente a este movimento de tentativa de renovação do movimento comunista brasileiro, abarcando publicações como o Ecos à Carta de Prestes, o Voz Operária e o Jornal Avançando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário