Coleção Vida e Obra, História Geral, Editora Expressão Popular
Como resume a biógrafa Rachel Holmes: "Eleanor era uma escritora revolucionária; uma mulher revolucionária: uma revolucionária. Era uma pessoa de palavras e ação".
Última filha de uma família incomum – a família de Karl e Jenny Marx –, concentra em sua trajetória o legado das lutas socialistas que a precederam e investigações próprias acerca do feminismo sob perspectiva socialista. Além disso, foi um exemplo de militante internacionalista.
A biografia tem uma escrita fluida e cativante, e nos apresenta a vibrante trajetória de uma militante que se envolveu de corpo e alma nas principais questões da esquerda à época, abrangendo uma multiplicidade de frentes de ação. Eleanor escreveu panfletos, traduziu assembleias, encontros e inclusive autores como Flaubert e Ibsen. Deu aulas, apostou no trabalho de base, organizou arrecadações de fundos para partidos e sindicatos, fortaleceu campanhas fundamentais como a de libertação dos mártires de Chicago e realizou uma imensidade de falas públicas sobre o mundo do trabalho e a perspectiva socialista. Por todas essas vias, Eleanor Marx teve um engajamento exemplar e original em relação à preservação e continuidade do legado de Karl Marx e Friedrich Engels.
Rachel Holmes nasceu em Londres e foi criada na África do Sul. Este é o primeiro livro dela traduzido ao português. Dedicada à história radical, também biografou Sylvia Pankhurst e Sarah Baartman, além de coeditar coletâneas feministas.
Capa: @zangadas_tatu
* Pré-venda! Envios a partir de 5 de Agosto!
https://www.expressaopopular.com.br/loja/produto/eleanor-marx-uma-vida/
Nenhum comentário:
Postar um comentário