segunda-feira, 15 de junho de 2020

Socialismo como alternativa aos dilemas da humanidade: textos de Fernando Martínez Heredia

LANÇAMENTO DO MÊS

EDITORA EXPRESSÃO POPULAR

SOCIALISMO COMO ALTERNATIVA

AOS DILEMAS DA HUMANIDADE:

TEXTOS DE FERNANDO HEREDIA

Carolino Pires e Ronaldo Tamberline Pagotto (orgs.)


Leia no link abaixo o texto de apresentação do livro, "Um revolucionário da teoria e uma teoria da revolução para romper com os limites do possível", escrito por Olívia Carolino Pires e Ronaldo Tamberlini Pagotto.

Este lançamento especial marca as comemorações do 3° ano do Clube Do livro da Expressão Popular, também é nossa homenagem ao Professor, Filósofo e Militante revolucionário Fernando Martínez Heredia.

Heredia (1939-2017) participou ativamente do processo da Revolução Cubana, desde a tomada do poder em 1959. Dedicou sua vida à reflexão sobre questões teóricas e políticas na América Latina, acompanhando as lutas sociais em toda a região. Seu esforço foi sempre o de interpretar as particularidades dos países latino-americanos – tanto suas diferenças quanto seus traços comuns – a partir da teoria social desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels. No entanto, para Heredia, essa teoria não deveria ser compreendida como um dogma ou esquema teórico no qual a realidade deveria se encaixar. Ao contrário, interpretava a história, a formação do povo, a economia e a cultura da América Latina tendo como base esse referencial teórico.

Este livro traz uma seleção de textos de sua autoria – a maior parte deles fruto de atividades de formação política para movimentos populares em diversos países da América Latina – sobre temas como a ofensiva imperialista; a necessidade de pensar – e de fazer – a política para além dos limites do capitalismo; a urgência da libertação dos povos americanos; o esforço para combater a cultura do capital e criar uma nova cultura; a necessidade de construção do socialismo como alternativa aos dilemas da humanidade.

As lutas pela transformação da sociedade remontam à própria história da humanidade. Lembrando a célebre frase de abertura do Manifesto do Partido Comunista: a história de todas as sociedades até hoje tem sido a história da luta de classes. É fundamental a compreensão da realidade – histórica, social, política e econômica – em que vivemos para podermos pensar alternativas a ela. Nas palavras de José Carlos Mariátegui, o nosso socialismo, latino-americano, não será nem decalque nem cópia, mas criação heroica. Nesse mesmo leito, Fernando Heredia afirma que o “socialismo é a nossa forma, latino-americana, de sermos independentes”.

Clique AQUI e conheça um pouco mais desta obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário